TV Guia

As receitas do SUCESSO

Aos 40 anos, a TV Guia descobriu a fórmula do êxito e está mais viva do que nunca. Como é um revista madura, não se deixou intimidar pelas redes sociais e reinventou-se, sempre com o foco na TV

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA E HÉLDER RAMALHO | FOTOS COFINA MEDIA

No dia 10 de fevereiro de 1979, a Guia via a luz do dia com uma fotografia de capa inteira com Teresa Cruz, uma das jovens mais belas e mais proficient­es apresentad­oras da RTP no período pósrevoluç­ão de 25 de Abril de 1974. A TV Guia era estatal e surgiu na linha da Rádio & Televisão (R&T), ambas redigidas por profission­ais destacados pela RTP. Vingou a TV Guia, uma revista que em 1979 falava, essencialm­ente, dos programas de TV e dos profission­ais que os faziam. No primeiro número desta publicação, além das novidades sobre o FestivalRT­P da Canção, que vivia “uma maratona musical (...) no (Teatro) Villaret”, na capa prometia o perfil de Teresa Cruz e trazia os resumos diários antecipado­s da novela brasileira O Astro, um sucesso de audiências.

Passados 40 anos, a TV Guia evoluiu e mudou, tal como a televisão evoluiu e mudou. E muito! Hoje, é a publicação mais antiga de televisão e espetáculo­s editada em Portugal e a única que continua sólida no mercado, a crescer em relação a 2018.

O segredo do sucesso é um... mas não o vamos revelar. Podemos apenas dizer que a TV Guia tem dado aos seus leitores, ao longo de 40 anos, tudo o que eles veem ou podem ver em televisão: se um crime grave abalar Portugal, abrir telejornai­s e for comentado por todas as pessoas nessa semana, é notícia na TV Guia; Se um programa se destaca pela qualidade e interesse e tiver muita audiência, a TV Guia tenta perceber e explicar o fenómeno, contando de caminho as histórias do formato e dos seus participan­tes.

QUESTIONA TUDO E ALIMENTA OS LEITORES

Hoje em dia, tudo é diferente em televisão: do entretenim­ento à informação. As novas tecnologia­s mudaram o olhar sobre as novas realidades e essas realidades também mudaram a forma de fazer jornalismo.

A TV Guia não baixou os braços e refundou-se. Apostou na análise, na investigaç­ão de histórias exclusivas. Vai à rua! Questiona sempre!... Mesmo que seja incómoda para conseguir levar aos leitores histórias diferentes, às vezes inusitadas, sobre tudo o que acontece em televisão. A TV Guia é a única revista de televisão em que o suplemento de culinária é tratado com o mesmo carinho e cuidado que as notícias exclusivas que descobrimo­s, semana após semana. Tudo porque a TV Guia sabe que comer e ler (boas) notícias são prazeres da vida que todos apreciamos. A diretora, Luísa Jeremias, não se cansa de dizer que o suplemento de culinária da TV Guia “é lindo” equeé “o mais bonito do mercado com receitas fantástica­s e grátis”. ●

 ??  ?? O n.1 da TVGuia foi Teresa Cruz, uma das jovens apresentad­oras da RTP.
O n.1 da TVGuia foi Teresa Cruz, uma das jovens apresentad­oras da RTP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal