TV Guia

Um homem do POVO

Continua a ter casa numa zona problemáti­ca de Lisboa, ao contrário dos antigos colegas do Benfica. O novo treinador dos encarnados, que ganha menos 140 mil euros por mês do que Rui Vitória, regressou a Portugal para estar mais perto do filho

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA I FOTOS COFINA MEDIA

Conhecido por ser um homem pacato e discreto, Bruno Lage, de 42 anos, está agora nas bocas do

Após cinco anos no estrangeir­o – dois no Dubai e três em Inglaterra –, sempre como adjunto de Carlos Carvalhal, decidiu regressar a Portugal, por culpa do filho, Jaime, de 3 anos. Já no Benfica B, onde cresceu como técnico, foi convidado por Luís Filipe Vieira para assumir o maior desafio da sua vida profission­al: substituir Rui Vitória. E a verdade é que já deixou a sua marca na época de 2018/19, com a vitória dos encarnados ao Nacional da Madeira, por 10-0. Mas, afinal, quem é Bruno Lage? O treinador do Benfica nasceu em Setúbal e é lá que mantém as suas raízes, família e amigos. Em terras sadinas é conhecido pela sua humildade e não há quem não exalte as suas capacidade­s e não elogie o os seus feitos ao longo da carreira. A vida fê-lo mudar-se para Lisboa, onde atualmente reside, descobriu a TV Guia.

Ao contrário dos últimos dois treinadore­s do clube da Luz (Jorge Jesus e Rui Vitória), que sempre viveram na luxuosa Herdade da Aroeira, Bruno Lage continua no seu quotidiano. Reside num apartament­o na Bela Vista, em Chelas, uma zona problemáti­ca e conhecida da capital. Lá, poucos são os “vizinhos” que se cruzam com o técnico encarnado. “Vejo-o sair da garagem às 07:00 da manhã e pouco mais. Não são pessoas de aparecer muito”, desabafa um deles, à TV Guia.

TRISTEZA ASSUMIDA

“O meu filho nasceu a 22 de abril de 2015. Passado dois meses, embarquei numa aventura fantástica no futebol inglês, como adjunto do Carlos Carvalhal...” É assim que começa uma das publicaçõe­s de Bruno Lage na sua página de Facebook, quando se despedia de terras de Sua Majestade, para regressar definitiva­mente a Portugal.

Jaime tinha apenas 60 dias de vida,

quando o técnico teve de pôr o coração ao largo para enfrentar uma grande mudança na sua vida. E, desde então, foram vários os momentos importante­s da vida do herdeiro que foi obrigado a perder. Um deles foi o terceiro aniversári­o da criança. A tristeza que sentia foi novamente partilhada nas redes sociais. “Enquanto jogávamos, na casa do campeão, o meu ‘homem-aranha’ comemorava o seu 3.º aniversári­o. Isto é que são coisas perdidas que não podemos recuperar”, pode-se ler. Depois de ser tornado público o seu regresso aos encarnados, após ter saído do Swansea, Bruno Lage afirmou, em conferênci­a de imprensa, que um dos motivos pelo qual tinha regressado a Portugal era o filho. “O que me fez vir para a equipa B foi poder ser pai, além de ser treinador. O meu filho tem 3 anos e praticamen­te não o vi nascer. Quando o presidente falou comigo para vir, vi um projeto sólido que me permite estar mais perto de casa.”

OUTROS ORDENADOS

O treinador interino que iria apenas substituir Rui Vitória por umas semanas acabou por ser eleito pelo presidente do clube como definitivo na Luz. Depois de Luís Filipe Vieira ter garantido que não seria por condições financeira­s que não teria José Mourinho à frente da equipa, dando a entender que havia milhões para gastar na aquisição de um nome sonante para o banco de suplentes, Bruno Lage ficou a receber “apenas” 30 mil euros por mês, um valor que fica muito aquém dos anteriores técnicos do clube ou os atuais dos Três Grandes.

O setubalens­e recebe assim menos 140 mil euros mensais do que Rui Vitória, que levava para casa 170 mil. Quanto aos dois grandes riveias, por exemplo, Marcel Keizer, o treinador do Sporting, recebe cerca de 1 milhão de euros brutos por ano e Sérgio Conceição, o do FC Porto, dois milhões de euros anuais livres de impostos. ●

 ??  ?? Bruno Lage vive nuns apartament­os no bairro da Bela Vista, em Chelas.
Bruno Lage vive nuns apartament­os no bairro da Bela Vista, em Chelas.
 ??  ?? Bruno Lage foi o eleito por Luís Filipe Vieira para substituir definitiva­menteRui Vitória.
Bruno Lage foi o eleito por Luís Filipe Vieira para substituir definitiva­menteRui Vitória.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal