TV Guia

Uma nova BATALHA de milhões “humilde” “com pouco dinheiro”.

Javier Sánchez, assim se chama o filho de Julio Iglesias com a portuguesa Maria Edite, declara que sempre foi e se habituou a viver Está-se a habilitar a uma fatia de 30 milhões da fortuna, mas também quer as “migalhas” dos direitos de autor por morte do

- TEXTO I FOTOS COFINA MEDIA

Além dos 30 milhões a que terá direito pela morte de Julio Iglesias, hoje com 75 anos, Javier Sánchez, de 43, o filho que o cantor teve com a ex-bailarina portuguesa Maria Edite Santos, mas que nunca quis reconhecer como seu descendent­e, promete também lutar pelos direitos de autor das canções do pai. Direitos, esses, que são válidos por sete décadas. Ao jornal Correio da Manhã, o homem que o mês passado viu o tribunal de Valência reconhecer-lhe o direito a ser o nono filho legítimo de Julio Iglesias, disse não ser o dinheiro do pai que o move, numa luta que começou na justiça há 29 anos. “Sou muito humilde. Nunca tive muito dinheiro e não sinto a falta de dinheiro. Não há dinheiro que pague a felicidade da minha mãe”, afirma, referindo-se à mulher que se bateu nos tribunais e na comunicaçã­o social para que o filho fosse reconhecid­o. E conseguiu.

“A cada três segundos, em todo o mundo, ouve-se uma canção de Julio Iglesias. Os direitos de autor perduram 70 anos após a sua morte. O património é muito grande”, referiu Fernando Osuna, o advogado de Javier Sánchez, um dos homens que mais tem apoiado a família de Maria Edite e Javier nesta batalha pelo reconhecim­ento da paternidad­e. Javier é fruto de uma relação fugaz que a então bailarina portuguesa Maria Edite teve com o cantor Julio Iglesias em 1975, depois de se conhecerem num salão de festas na Costa Brava, e hoje não perdoa o que o artista espanhol lhe fez. “Jamais vou esquecer. Isso não se pode perdoar. Para nascer um filho são necessária­s duas pessoas.

Eu e o Julio. O Javier não tem culpa de nada”, defende, questionan­do e rematando assim a sua história de vida: “Foram anos duríssimos. Sobre isso as pessoas não falam. Sabe do que falam? Do dinheiro, do dinheiro. Porque é que as pessoas pensam sempre no que o Javier vai ter? Porque é que não pensam no que já perdeu?”

COMO SE APANHOU O ADN?

As provas de ADN que comprovam que Javier Sánchez é filho de Julio Iglesias foram recolhidas numa operação montada ao estilo de filme de Hollywood. Uma equipa de detetives deslocou-se a Miami e conseguiu recolher amostras de ADN de uma garrafa bebida por José Julio Iglesias Jr., um dos filhos do cantor romântico. Foi surfar e deixou a garrafa à mão de semear. Feito o teste, ficou provado haver 99,9% de probabilid­ade de serem irmãos.

José Julio Iglesias Jr. é hoje o único filho do cantor romântico que já falou com o novo irmão, mesmo que tenha sido por uns minutos. E já há veredicto. “Conheci o Javier há muitos anos.

Falámos um segundo. Foi agradável.

Não tenho nada contra ele. Dá-me pena tudo o que está a passar”, revelou. 

 ??  ?? A cada três segundos, em todo o mundo, ouve-se uma
música de Julio Iglesias, de 75 anos.
A cada três segundos, em todo o mundo, ouve-se uma música de Julio Iglesias, de 75 anos.
 ??  ?? JOÃO BÉNARD GARCIA
JOÃO BÉNARD GARCIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal