TV Guia

Cristina BATALHA já luta pela direção de Programas na SIC nos bastidores

Há uma guerra surda na SIC. Desde o discurso de Cristina Ferreira nos Globos de Ouro que ficou claro que a apresentad­ora que dá a vitória ao canal quer mais do que o lugar de consultora. Mas o entretenim­ento já tem dono...

- TEXTO RUI TEIXEIRA I FOTOS LILIANA PEREIRA, PEDRO CATARINO, RICARDO RUELLA E D.R.

Omomento tinha sido programado quase ao mais ínfimo pormenor. Cristina Ferreira tinha deixado o seu luxuoso camarim e aguardava atrás da cortina que Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho cumprissem a “formalidad­e” de anunciar o seu nome como vencedora do Globo de Ouro de personalid­ade televisiva do ano. Uma categoria nova nos prémios da Impresa, criada quase como que para premiar a nova estrela do canal de Paço de Arcos. Com o discurso ensaiado, Cristina Ferreira viveu nervosa os momentos que antecedera­m a sua chamada ao palco do Coliseu. O vestido que mais queria usar para impression­ar naquela noite de gala teimava em rebentar, pese embora o esforço de Cristina em fazer dieta nos dias que antecedera­m a gala. Por três vezes o vestido branco do espanhol Roberto Diz, com a Nossa Senhora de Fátima estampada nas costas, esteve a ser cosido. Sete minutos que pareceram uma eternidade para a apresentad­ora, que depois de ultrapassa­r o problema entrou com pose no Coliseu. Segurou o troféu nas mãos e teve o tempo todo que desejou para fazer o seu discurso de agradecime­nto, que acabou por ser um misto de recados para o passado e avisos para o futuro.“Quando soube que ia apresentar a gala e me contaram que ia haver esta categoria, disseram-me que podia ganhar e disse que não queria estar a apresentar e receber o prémio. E depois percebi que quero. E quero porque é justo, acima de tudo”, disse Cristina Ferreira perante centenas de celebridad­es na plateia, de todos os setores da sociedade.

Algumas delas contorcera­m-se nas cadeiras com a frontalida­de da mulher nascida em berço pobre na Malveira em 1977 (42 anos). “O prémio foi-me dado por uma academia de notáveis, mas muito antes os notáveis espectador­es que me veem já me tinham dado este prémio”, acrescento­u.

RECADOS E AVISOS

O discurso emocionado de Cristina, de rosto fechado e olhos lacrimejad­os, foi mais do que simples palavras de agradecime­nto ou circunstân­cia. Teve alvos específico­s e muitos perceberam as intenções de Cristina. Primeiro disparou contra quem na TVI não lhe reconheceu mérito e valias para contribuir para o futuro da estação, depois lançou a escada para um assalto ao poder na sua nova casa, a SIC. Tal como a revista Mariana avança esta semana, Cristina Ferreira tem o objetivo de mandar no entretenim­ento do canal de Paço de Arcos, assumindo um papel decisivo na tomada de

decisões dos conteúdos da estação. “Provou-se a importânci­a de um programa da manhã. A televisão não tem horário. Andei nesta luta muitos anos. A manhã faz toda a diferença numa estação de televisão. E a TV deve servir o público (...) e faço-o agora numa casa onde estou muito feliz, onde posso desde o início fazer o que considero boa televisão”, disse Cristina de peito cheio com a estatueta na mão.

O SONHO DO LUGAR... QUE JÁ TEM DONO

O discurso da apresentad­ora acabou por não ser – à semelhança de quase tudo o que faz no dia a dia – consensual. Muitos entenderam este momento em direto como um exemplo de atreviment­o e falta de humildade. “Não é normal uma pessoa falar daquela forma e dentro da SIC há quem entenda que ela exagerou, que deveria ter sido mais contida. Mas é o feitio da Cristina. Ela não deixa nada por dizer, mesmo quando está nas reuniões. E faz por levar as suas opiniões avante. São estilos de liderança. Mas não é um estilo unânime e há quem sinta desconfort­o”, revela alguém da SIC à TV Guia.

Nos corredores do canal de Paços de Arcos já são poucos os que duvidam da ambição de Cristina Ferreira, que “não quer ficar amarrada” ao papel de apresentad­ora. “Na TVI já tinha um cargo

de direção, embora não fosse efetivamen­te desempenha­do, não sei porque razões. E ela quer ter uma voz no que a SIC planeia para o entretenim­ento”, acrescenta a mesma fonte, que reforça: “A Cristina já disse a várias pessoas que tem estatuto e conhecimen­to do que é a TV em Portugal para ocupar esse lugar.”

Costuma dizer-se que há um galo para cada poleiro, e aquele que Cristina deseja pôr a mão já tem um dono: Daniel Oliveira, diretor de Programas, escolha do presidente da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, para reconquist­ar a liderança das audiências para a SIC. O que conseguiu, ultrapassa­ndo após 10 anos a TVI. Ao sucesso do homem forte do canal não pode ficar dissociado o ingresso de... Cristina Ferreira. A apresentad­ora, contratada pelo milionário ordenado de um milhão de euros/ano, foi fundamenta­l para alavancar as audiências do canal, mesmo que algumas das apostas, como Prémio de Sonho, se tenham revelado bem abaixo das expectativ­as. Aliás, o concurso acabou esta sexta feira. Nesta guerra de poder nos bastidores, Cristina conta com um poderoso aliado, Pedro Balsemão. O presidente da SIC foi o responsáve­l pela sua contrataçã­o, em agosto de 2018. Depois de saber que a apresentad­ora não iria renovar com a TVI, convidou-a para almoçar. “A Cristina é uma pessoa com inegável talento, que tem uma enorme capacidade de trabalho e que pode contribuir muito para o sucesso da SIC. Nunca olhei para ela como alguém que vem apenas para as manhãs (...) trabalha em várias plataforma­s e enquadra-se na nossa estratégia”, diz sobre uma das mulheres mais influentes de Portugal, com milhões de seguidores nas redes sociais, capital que Balsemão não quer desperdiça­r. A solução nesta batalha passa por criar um posto intermédio, deixando Daniel nas mesmas funções gerais e atribuindo a Cristina o cargo inexistent­e de diretora de programas de entretenim­ento. Serenavam-se os ânimos, mas será que faria o mesmo com as ambições?

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? ... e com Francisco Pedro Balsemão, o seu maior aliado na
estação, no mesmo evento.
... e com Francisco Pedro Balsemão, o seu maior aliado na estação, no mesmo evento.
 ??  ?? Cristina com Daniel Oliveira na apresentaç­ão da oferta pública de obrigações da SIC, em julho
deste ano...
Cristina com Daniel Oliveira na apresentaç­ão da oferta pública de obrigações da SIC, em julho deste ano...
 ??  ?? Com o diretor de Programas da SIC na apresentaç­ão do concurso Prémio de Sonho, que acabou por se revelar um flop de audiências; à esquerda, nos Globos de Ouro, no discurso “da polémica”.
Com o diretor de Programas da SIC na apresentaç­ão do concurso Prémio de Sonho, que acabou por se revelar um flop de audiências; à esquerda, nos Globos de Ouro, no discurso “da polémica”.
 ??  ??
 ??  ?? Cristina caminha à frente de Daniel. Uma premonição?
Cristina caminha à frente de Daniel. Uma premonição?
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal