TV Guia

E viveram FELIZES para sempre

- TEXTO HUGO ALVES I FOTOS ISTOCK, TIAGO CARAMUJO, SIC.PT E D.R.

A novela pode vir a ter uma sequela na primavera, mas para já está decidido o desfecho das personagen­s: os bons ficam felizes, os maus pagam pelos crimes e até há um casamento no último episódio: Duarte e Nazaré chegam ao altar. Por outro lado, Bárbara é presa e Verónica é abandonada num barco para morrer

Quando a TV Guia falou pela última vez com Afonso Pimentel, que dá vida a Toni em Nazaré, o ator garantiu “que o final da novela ficava em aberto”, de tal forma que tudo estaria pronto para um regresso, noutro formato, em março na SIC. Afonso Pimentel pode ter deixado no ar que a trama da novela não acaba, mas a TV Guia garante-lhe que esta chega ao fim, numa igreja e com Duarte e Nazaré a casarem, felizes e a contemplar­em o futuro com um sorriso depois de muito sofrimento.

A FUGA DE BÁRBARA

Tal como a TV Guia lhe revelou em primeira mão na semana passada, quando Cláudia (Liliana Santos) acorda, descobre-se finalmente que é Bárbara (Filipa

Areosa) a assassina de Félix (Albano Jerónimo) e a autora dos disparos que quase mataram Nazaré (Carolina Loureiro).

Nesse momento, contudo, longe do local onde o corpo quase sem vida de Cláudia foi descoberto, Duarte (José Mata), apaixonado por Nazaré e farto de Bárbara, entrega os papéis do divórcio à vilã que o tenta beijar à força. Ele, porém, rejeita-a. Afinal, ela fez de tudo para o manter “preso”, inclusive inventando um filho... que não é dele. Esta garante-lhe que as coisas não vão ficar assim e que ele e Nazaré pagarão pelo que lhe fizeram. Depois, louca, diz que vai vender a casa quer ele queira ou não. Até porque acredita que ainda podem ficar juntos. “Vamos afastar-nos desta terra, os dois! Nós precisamos de sair daqui, Duarte. É a única maneira de sermos felizes. Já tenho os bilhetes para as Maldivas”, mostra-lhe a vilã. “Tu achas que, depois de tudo, vou entrar contigo num avião para o raio das Maldivas? Tu tens noção da quantidade de mentiras que contaste? Ias engravidar de um tipo qualquer só para me prender num casamento? Tu és louca…” Bárbara perde a razão e responde sem noção. “Porque não? Eu sei… Tu foste para a cama com a Nazaré quando éramos casados! Traíste-me!”, responde-lhe de cabeça perdida. Ele expulsa-a de casa, e por pouco a vilã não é apanhada pela polícia. O agente Santos (Rui M. Silva) promete apanhá-la antes que esta faça algo de terrível.

RAPTADA E QUASE MORTA

Mas o drama de Nazaré está longe de terminar. Além de temer represália­s da vilã, é raptada por Nuno (António Pedro Cerdeira), o novo parceiro de Verónica (Sandra Barata Belo). Ela e Toni (Afonso Pimentel) são drogados e colocados dentro de um carro e levados para o pinhal onde tudo começou. O ex-casal não sabe que o vilão os culpa pela morte da mulher ali na estrada, no dia do terrível incêndio. Mais que acirrado por Verónica, decide matá-los da mesma forma que a mulher morreu: queimados vivos. Quando Nazaré e Toni acordam ouvem alguém atirar um líquido para cima do carro. Os dois, sem saberem o que fazer, tentam romper os estofos da viatura e escapar, até perceberem que à sua volta está tudo em chamas. O

Nazaré fica furiosa com Duarte por este ter demorado tanto tempo a perceber que ela o amou desde o início. Mas acabam juntos.

casal desesperad­o vê Nuno, ao longe, a sorrir.

Porém, e graças a Cris (João Maneira) – que sabe que é o pai do filho que Bárbara espera – , que os viu ser apanhados por Nuno, Duarte chega a tempo de salvar os dois amigos juntamente com Laura (Inês Castel-Branco) que persegue Nuno sem sucesso.

Horas mais tarde, Duarte tenta ajudar Nazaré. Esta conta-lhe tudo sobre Bárbara deixando-o em choque. Aproveitan­do que o filho de Glória (Luísa Cruz) está ocupado, Duarte pergunta a Nazaré por Toni. “Tu e ele voltaram?” Ela, revoltada, garante-lhe que não. “E vão voltar?”, pergunta o irmão de Félix. Nazaré irrita-se e ele acaba por se explicar. “Tive saudades tuas. Muitas.” Como ela não responde, o rapaz aproxima-se e beija-a. Ela recusa, mas depois responde. “Amo-te”, confessa-lhe. Ela beija-o, embora depois o afaste. “Isto não pode ser um dia uma coisa… e outra noutro. Decide-te.” Ele pede-lhe perdão por ter acreditado em Bárbara e que sempre a amou. Toni assiste a tudo e percebe que perdeu a mulher que amou a vida toda. Mas para ele, ela será sempre mais que sua amiga. “Os lábios dela… são como mel”, diz ele a Glória, derrotado.

CASAMENTO QUASE ACABA EM TRAGÉDIA

Mas com Bárbara a monte, o medo continua a imperar. Louca ao saber que ela escapou da armadilha que Nuno lhe montou, a vilã decide que a vai fazer pagar com as suas próprias mãos. Aproveitan­do uma noite em que o casal está junto, depois de ela pedir desculpa a Toni por o ter mantido tanto tempo em suspenso, Bárbara entra na casa de fininho . “Que bonito”, diz furiosa ao vê-los na cama depois de terem feito amor. Com uma pistola na mão, disposta a matar ambos, Bárbara age sem pensar. Nazaré não a teme e desafia-a. Sabe que Laura os mantém vigiados pois a vilã não partiu para as Maldivas. Antes de conseguir disparar, Nazaré agarra-a e após uma sessão de pancadaria consegue desarmá-la. Mas a pistola dispara… acertando em Bárbara, grávida de Cris. Laura chega pouco depois salvando o casal e levando a filha de Dolores (Carla Andrino) ao hospital, salvando o bebé que entrega a Cris.

Por outro lado, Nazaré conta a todos que Duarte a pediu em casamento – antes da tragédia – e que aceitou. A novela termina com o casal na igreja a festejar o enlace perante todos os convidados, até Toni, que promete nunca desistir da amiga.

 ??  ?? Toni acaba por aceitar que a mulher da sua vida tenha escolhido Duarte, mas garante-lhe que nunca a vai esquecer.
O MELHOR AMIGO
Toni acaba por aceitar que a mulher da sua vida tenha escolhido Duarte, mas garante-lhe que nunca a vai esquecer. O MELHOR AMIGO
 ??  ?? Duarte pede Nazaré em casamento e o casal dá o nó no derradeiro capítulo, na igreja.
Bárbara é culpada
e presa por ter matado Félix e pela
tentativa de assassinat­o de Nazaré e Duarte.
A ASSASSINA
CASAMENTO
Duarte pede Nazaré em casamento e o casal dá o nó no derradeiro capítulo, na igreja. Bárbara é culpada e presa por ter matado Félix e pela tentativa de assassinat­o de Nazaré e Duarte. A ASSASSINA CASAMENTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal