TV Guia

ADEUS, 2019!

- POR MOITA FLORES MOITAFLORE­S2@HOTMAIL.COM

2019 termina com um conjunto de tempestade­s que inundaram o País. Vivemos dias difíceis. Estradas e ferrovias interrompi­das, rios a transborda­r, populações cercadas pelas águas, muitos desalojado­s, alguns mortos. O general inverno apresentou-se com tropas ásperas. Nestas horas de aflição deve-se sublinhar os esforços da Proteção Civil e dos Bombeiros. Trabalho a merecer aplauso na ajuda às populações. O ano que termina, no que respeita à segurança das florestas, não trouxe grandes notícias. O verão trouxe incêndios devastador­es como em anos anteriores. Com exceção de Mação.

Trouxe, desgraçada­mente, o aumento de mulheres assassinad­as no contexto da violência doméstica. O flagelo não abranda e é capaz de ter chegado o momento de pensar mais longe e fora da receita comum: o sistema judiciário não é remédio suficiente para atacar este mal endémico que assola a sociedade portuguesa.

Este foi o ano em que, pela primeira vez, Portugal prendeu um hacker de grande talento. Rui Pinto fez estragos com o Football Leaks. Desnudou muita da porcaria que domina o futebol nacional e exacerbou paixões. A favor e contra a sua atividade. 2020 trará o julgamento e a possibilid­ade de percebermo­s a extensão dos danos.

Quanto aos grandes casos nacionais, o caso BES, a operação Marquês, a Tutti Frutti continuam a avançar a passo de caracol. O julgamento do homicídio do triatleta Luís Grilo apanhou com um balde de água fria quase a terminar o ano. Afinal, parece não haver prova suficiente para condenar um dos dois presumívei­s autores.

Resta-nos o padre Gama. Que não é padre. Foi expulso da Igreja. O tradiciona­l e histórico ‘tretas’, uma história longínqua do Portugal mais antigo. Gestor de crenças, dono de virtudes que Deus especialme­nte lhe concedeu, sendo a maior delas arrotar quando por ele passa um cadáver, vai fazendo fortuna com legiões de crentes. Este ano abusou. Terá cometido crimes sexuais. Em nome de Deus, diz ele.

Boas Festas!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal