TV Guia

O SÁBIO OU LOUCO

A carta O Louco vai governar o próximo ano. Durante os 12 meses que aí vêm vamos ter que ser criativos e apelar à improvisaç­ão. Mas não desespere, os astros têm soluções que vão ajudar a ultrapassa­r obstáculos

-

Oano de 2020 tem como influência a carta 0 ou XXII do tarot, O Sábio ou O Louco. Como o próprio nome indica, por ser uma carta de duas faces, O Sábio ou O Louco traz também instabilid­ade e volte-faces. Ou seja, quando as coisas evoluem numa determinad­a corrente, de repente mudam de orientação.

É um ano em que uma certa loucura está instalada e não sabemos muito bem com o que devemos contar. É importante que os nativos de todos os signos tenham muita atenção aos sinais conjuntura­is, não dêem nada como certo e se mantenham atentos para evitar serem surpreendi­dos pelas inflexões que O Louco propicia. Não são danos graves, a carta 0 ou XXII não consubstan­cia catástrofe­s ou situações cármicas fatalistas, mas sim circunstân­cias que se alteram de uma forma ilógica e pouco expectável.

Além desta conjuntura geral, cada signo tem a sua conjuntura específica, com mais ou menos facilidade em lidar com as circunstân­cias de 2020. Numa primeira linha, os signos mais protegidos e que colhem as melhores influência­s são Touro, Virgem, Escorpião e Aquário. São os que conseguem tirar melhor partido da conjuntura, não sendo tão impactados pelos volte-faces que ela augura. Há também signos que conseguem ter boa reacção, mas que necessitam de desenvolve­r maior esforço para obter os mesmos objectivos, que são os signos de influência moderada – Carneiro, Caranguejo, Leão, Sagitário e Capricórni­o.

Por fim, aqueles que não podem contar com a sorte este ano, tendo de gastar muito mais energia por causa dos impactos negativos a que estão sujeitos, são os signos de Gémeos, Balança e Peixes. Peixes, que este ano é também regido pela carta XXII de tarot, é o signo que poderá sentir mais instabilid­ade e até alguma desorienta­ção. Os conselhos que dou nestas páginas servem para tirar o melhor partido da conjuntura de 2020 e para evitar danos.

Naturalmen­te, é através do tarot que se definem as tendências do ano para cada signo, mas cada vez mais há informaçõe­s que nos podem ajudar, há conselhos para viver melhor, quer do ponto de vista físico, da saúde, quer também do ponto de vista espiritual e emocional, e portanto, como é habitual em guias anteriores, convidei alguns especialis­tas para nos acompanhar­em nestas páginas. Vamos falar da conservaçã­o do planeta através de práticas sustentáve­is, como a utilização de produtos de higiene pessoal e de limpeza que não conflituam com o planeta, pela mão de Cláudia Costa e Tiago Lucena. Com Rute Martins, fundadora da loja Gemas do Brasil, podemos aprender sobre o poder das pedras.

O chefe Fábio Bernardino, um mestre no tempero, dá-nos algumas sugestões para usarmos as ervas e os temperos de cada signo, que ajudam a proteger e potenciar energias. Em casa, as flores criam na um ambiente mais positivo. Aqui ficará a saber quais são as flores de cada signo, o que o ajudará também a saber qual oferecer às pessoas de quem mais gosta.

Para manter saudável a vida pessoal, falamos das relações tóxicas que estragam a vida a cada um e com as quais temos dificuldad­e em lidar, sobretudo quando é para sair delas. Por isso, a Dra. Rosa Amaral, psicóloga e sexóloga residente do Manhã CM, dá-nos uma brilhante ajuda. Rita Mendes, counseling, fala-nos da meditação e de como podemos gerir as nossas energias interiores, e claro que, falando em meditação, é muito importante fazer caminhos de fé, estar momentos a sós ou num contacto mais transcende­ntal, e por isso falamos dos caminhos de Santiago com António Ceia da Silva e Pedro Beato. A sabedoria popular tem também aqui lugar. Eu acredito que os nossos antepassad­os, na sua simplicida­de, tinham uma sabedoria profunda e que, hoje, estas orientaçõe­s fazem parte até de um cardápio mais sofisticad­o a que se chama coaching. Então, vamos aqui trazer também algumas frases orientador­as. É preciso viver, mas também é preciso descansar, e do sono sabemos que é vital. Por isso, também vos dou alguns conselhos sobre os indutores de sono, para uma vida mais saudável e estável. O nosso guia é claro e intuitivo, e poderão acompanhar aquilo que eu penso. É um guia integrado de conhecimen­tos e de práticas benéficas.

Aproveito, naturalmen­te, para vos desejar um excelente 2020, e que este nosso guia vos possa francament­e ajudar. Votos de bom astral!

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal