TV Guia

Revoltado ~ com ACUSAÇOES

O jornalista da SIC tem tido um papel relevante na interpreta­ção dos dramáticos acontecime­ntos com a Covid-19. Às críticas, dá resposta pedagógica: “Não percam tempo comigo, isto não é sobre mim”

- TEXTO HÉLDER RAMALHO I FOTOS COFINA MEDIA E D.R.

Rodrigo Guedes de Carvalho, 56 anos, reforçou a notoriedad­e entre os portuguese­s pela forma como tem passado a informação sobre a pandemia Covid-19. Em tom quase pedagógico, tem separado o trigo do joio, com mensagens assertivas no final de cada emissão do Jornal da Noite.

O jornalista da SIC tem recebido muitos elogios, incluindo do primeiro-ministro, António Costa. No entanto, e como quase em tudo, as redes sociais já se fizeram ouvir com as mais variadas acusações de procurar o protagonis­mo com a calamidade.

Rodrigo Guedes de Carvalho deu-se ao trabalho de responder através da sua página de Instagram: “Com o futebol parado e os partidos calados, meia internet escolheu-me para andar à pancada. Os que estão muito irritados comigo acusam-me, no essencial, de querer protagonis­mo. Repito: eu, que estou à frente de uma câmara a ritmo diário há mais de 30 anos, quero… protagonis­mo. Não sei que responda a isto.” O pivô do Jornal da Noite responde ainda a quem o acusa de “dar conselhos”: “(...) O jornalismo que estudei e o que trago na consciênci­a não se adequa, de facto, a modelos de robô ou papagaio. Defendo que o jornalismo pode e deve, quando se aproxima da nossa aldeia um cão perigoso, colocar um aviso. Servir a comunidade. Se calhar estou fora de moda.”

Rodrigo Guedes de Carvalho deixa o alerta para quem ainda não percebeu: a vida alterou-se de forma radical. “Por esta altura, quero só pensar em ir trabalhar todos os dias, com saudades dos meus filhos com quem combinei não me visitarem (…) Farei o meu papel. Não percam tempo comigo, isto não é sobre mim. É sobre a transforma­ção da nossa vida. Quem não percebe isto, não percebe nada.” 

 ??  ?? Elogiado por muitos, Rodrigo Guedes de Carvalho sentiu necessidad­e de responder aos críticos.
Elogiado por muitos, Rodrigo Guedes de Carvalho sentiu necessidad­e de responder aos críticos.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal