TV Guia

BODA abençoada

Finalmente chegou a paz a Vila Brava e para isso só foi preciso um casamento. Até Elsa que quase arruinou tudo é perdoada. E Filipe realiza a cerimónia sem sobressalt­os

- TEXTO HUGO ALVES I FOTOS D.R.

ATV Guia assistiu às gravações de um dos momentos mais encantador­es da novela Terra Brava: o casamento de Afonso (João Jesus) e Xana (Bruna Quintas). Um dia quase estragado por causa de Elsa (Sara Matos). Mas já la vamos.

Estão todos reunidos na igreja. Beatriz (Mariana Monteiro) está sentada à frente com o filho Martim (Tomás Andrade) que olha muitas vezes para a porta. Espera por Diogo (João Catarré). E, quem sabe, por Rita (Isabela Valadeiro) e a filha de quem se tornou muito amigo.

Nesse momento, Filipe (João Baptista) entra na igreja. O padre está muito nervoso, mas a atenção é roubada pela chegada do militar. Martim chama-o para o pé dele e de Beatriz. “A mãe está linda, não está?”, diz o rapaz entusiasma­do. Diogo força um sorriso, mas o constrangi­mento é cortado pelo som da música para a entrada do noivo. Beatriz levanta-se e vai para o seu lugar. “Como é que te sentes?”, pergunta ao irmão. “Só quero que ela chegue. Sinto-me um puto no primeiro dia de aulas”, diz ele visivelmen­te nervoso. A irmã acalma-o mas ele corta. “Não estás chateada porque convidei o Diogo?” Ela nega e diz que está tudo perfeito.

PEDIDO DE DESCULPA

Entretanto, cá fora, Xana chega de charrete. Procura por André (Marcantóni­o Del Carlo) que ainda não apareceu, o que a deixa apreensiva. “Não chores que estragas a maquilhage­m”, pede à irmã ao ver que ela pode ter um ataque no caso do pai não aparecer. Surge sim Marco Paulo (Diogo Amaral) que se coloca ao lado de Carla (Débora Monteiro) elogiando o vestido, que pertencera a Carla.

“Mãe, eu sei que não agradeci, mas este vestido é mil vezes mais bonito que o que a Elsa queimou”, diz referindo-se ao que a rival fez para tentar acabar com o noivado dela e de Afonso. Carla sorri e abraça a filha. Entretanto começa a tocar a música. Está na hora da noiva entrar. Ao ver que André não chega, Marco Paulo agarra a jovem. Ela considera mas, antes de poder falar, surge Elsa (Sara Matos). Carla pede-lhe que se vá embora. Esta, porém, pede calma. “Juro que não passo daquela porta, até porque posso ser linchada. Mas é que eu e a Xana fizemos tantos planos para este dia…” A noiva fica comovida. “Xana, desculpa. Juro que não vi aquela vela, que não foi de propósito. E eu podia perder tudo deste dia, menos ver-te vestida de noiva.”

A jovem é interrompi­da pela chegada de André que vem de fato de cerimónia militar. Xana não quer saber. “Pai, não achas que os meus nervos já aguentaram demasiado? Tinhas de te atrasar?”. Ele pede desculpa embaraçado, mas ela agradece-lhe logo a seguir. Pede a Elsa também para entrar. É dia de festa não de zangas. E perdoa a amiga. Dentro da igreja, Afonso repara no nervosismo do padre. Filipe desculpa-se: “Não queria que houvesse falhas. É o meu primeiro casamento.” O outro pede-lhe calma… até ver a noiva entrar.

André leva-a até ao altar não sem antes ameaçar Afonso, para que ele nunca magoe a filha. “Eu mato-te”, atira. Xana fica constrangi­da mas Afonso nem se apercebe. O padre dá início à cerimónia. Apenas Tina (Luciana Abreu) percebe o quanto ele está feliz de não se enganar. No final, Filipe declara Afonso e Xana, marido e mulher. O casal beija-se apaixonada­mente… 

 ??  ?? Vila Brava reúne-se em peso para assistir ao casamento de Xana e Afonso. É tempo de paz e felicidade.
Xana fica apreensiva com o atraso do pai mas fica feliz ao vê-lo vestido com a farda militar.
Vila Brava reúne-se em peso para assistir ao casamento de Xana e Afonso. É tempo de paz e felicidade. Xana fica apreensiva com o atraso do pai mas fica feliz ao vê-lo vestido com a farda militar.
 ??  ?? André deixa uma ameaça a Afonso, mas o jovem nem se apercebe
Elsa pede desculpa a Xana e as duas fazem as pazes. A noiva pede-lhe que assista à cerimónia.
Momento de grande euforia, com os noivos já casados à saída da igreja.
Finalmente, o tão desejado dia: Afonso e Xana dizem o “sim” mais apaixonado­s que nunca.
André atrasa-se mas chega a tempo de levar a filha ao altar.
André deixa uma ameaça a Afonso, mas o jovem nem se apercebe Elsa pede desculpa a Xana e as duas fazem as pazes. A noiva pede-lhe que assista à cerimónia. Momento de grande euforia, com os noivos já casados à saída da igreja. Finalmente, o tão desejado dia: Afonso e Xana dizem o “sim” mais apaixonado­s que nunca. André atrasa-se mas chega a tempo de levar a filha ao altar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal