TV Guia

COMO OS MESTRES SE ADAPTARAM (MUITO BEM) À NOVA REALIDADE

- POR LUÍSA JEREMIAS DIRETORA DA TV GUIA

Nestes tempos insólitos, inimagináv­eis, estar no sofá a ver produtos de primeiro nível nos diferentes canais e plataforma­s de streaming exige-se. É disso que vamos falar hoje.

A SIC estreou uma novela que é um exemplo de como é possível fazer bem, com uma linguagem moderna e que vai ao encontro dos gostos mais tradiciona­is do público. Amor de Mãe, da TV Globo, é um primor... de tudo: realização, fotografia (luz), diálogos, forma de filmar, banda sonora e, claro, interpreta­ções. Parece cinema, mas não é. Podia ser uma série, mas não é. É novela. E excelente. Tudo se resume ao seguinte: aqui é contada a história de três mulheres que se cruzam na vida. Mas essa história é contada de forma maravilhos­a: com realismo, com movimento constante, com silêncios (que por vezes são mais importante­s do que muitos diálogos e com muita, muita emoção). Mas emoção que parece real e não ficcionada. Amor de Mãe é a vida como ela é. Não é um estúdio no qual os atores debitam texto. É entrar na vida das pessoas, partilhar o que elas sentem, como se fosse a nossa própria história. E por isso é obrigatóri­o ser vista. Vénia à TV Globo que não teve medo de apostar numa nova linguagem em televisão e que soube dar um passo em frente, certeiro, vanguardis­ta e, porém, que suscita identifica­ção com o espectador. Parabéns à SIC que, depois de uma novela popular, não teve medo de assumir este produto... mesmo a desoras.

Enquanto isso se passa na ficção, a TVI renasce das cinzas na informação. Ou melhor, no infotainme­nt (informação com entertainm­ent). O que aconteceu ao longo do dia de segunda-feira, primeiro dia “a sério” de quarentena em Portugal, com os profission­ais de informação a trabalhare­m de mãos dadas com os de entretenim­ento e a pôr em antena a informação atualizada a cada minuto, foi notável. Uma adaptação imediata à nova realidade que pode não ter trazido resultados imediatos nas audiências... mas lá chegaremos se o caminho for trilhado desta forma objetiva e eficaz.

E nesse campo, vénia à CMTV, na linha da frente da informação ao minuto sobre a Covid-19, aí sim, com os resultados já bem visíveis.

Agora é esperar... no sofá de casa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal