TV Guia

FOI TRABALHAR COMIGO”

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA I FOTOS BBRAUNE, COFINA MEDIA E D.R.

Apresentad­or está certo de que contribuiu para o sucesso d’O Programa da Cristina. O Big Brother era um dos seus maiores sonhos e, sem tabus, afirma que “sempre soube que, um dia, ia apresentar um grande reality!”. Esse momento era para ser no domingo, dia 22. Agora, o projeto foi adiado por causa da Covid-19

No dia em que foi anunciado o novo apresentad­or do Big Brother 2020, o País ficou perplexo. Cláudio Ramos, de 46 anos, abandonava assim Cristina Ferreira, de 42, para ser o apresentad­or de um dos reality shows mais famosos do mundo. O antigo cronista do Passadeira Vermelha foi a transferên­cia mais inesperada do primeiro trimestre de 2020. Aos olhos dos telespecta­dores, dos diretores da SIC e dos próprios, Cláudio Ramos e Cristina Ferreira faziam a dupla perfeita. Os “vizinhos” encaixaram na perfeição durante mais de um ano nas manhãs de Paço de Arcos. Reviravolt­a anunciada, e muito se especulou acerca da relação que teria ficado entre os dois. Daniel Oliveira, de 39 anos, não negou que a reação da “rainha das manhãs” foi de quem recebeu a notícia com grande surpresa. A verdade é que, desde que Cláudio Ramos “fechou as portas” na estação de Paço de Arcos, Cristina Ferreira nunca mais pronunciou o nome do seu tão adorado vizinho. Depois de vários meses de confidênci­as e de trabalho de equipa, a “saloia da Malveira” nem sequer se despediu diretament­e do novo apresentad­or do BB. Contrariam­ente a Cláudio Ramos. O novo rosto da TVI abre o coração à TV Guia e, numa entrevista sem tabus nem “papas na língua” – faceta bem conhecida em Cláudio Ramos -, o apresentad­or garante que também ele foi uma mais-valia na vida e no programa de Cristina Ferreira e que o “espaço” que mantêm neste momento é necessário para que cada um siga o seu caminho. Mesmo agora, que vê o reality show ser adiado devido à pandemia da Covid-19, Cláudio Ramos garante que não se arrepende, nem por um minuto, de ter trocado de “casa”. Afirma que sabia que este dia ia chegar e, sem medos, diz que tem a certeza que fará bem o seu trabalho, “tal como todos os que fez até hoje”.

OS LOUROS NÃO SÃO SÓ DE CRISTINA

Muito se tem especulado sobre a relação que Cláudio Ramos e Cristina Ferreira mantêm desde que o ‘vizinho’ decidiu dizer “adeus” à estação de Paço de Arcos. Numa entrevista à Rádio Comercial, o apresentad­or garantiu que ainda troca mensagens com a antiga companheir­a das manhãs mas que, neste momento é necessário “cada um organizar a sua cabeça”.

Sem nunca revelar a última conversa que teve com a rainha da SIC, Cláudio Ramos garante que não existe mau ambiente entre os dois. Que acredita que fizeram uma grande dupla mas que chegou ao fim. “Somos dois amigos que fizemos caminhos diferentes. O da Cristina é inquestion­ável. Cruzámo-nos em qualquer momento. Era óbvio, estávamos destinados. Somos muito bons a trabalhar e trabalhámo­s muito bem juntos. Fizemos um grande programa de televisão e uma dupla extraordin­ária”, diz à TV Guia.

No entanto, a amizade não foi suficiente para permanecer onde estava. A ambição profission­al falou mais alto, tal como aconteceu a Cristina Ferreira no verão de 2018, quando se separou de Goucha. “Apareceu-me uma proposta que aceitei, sem pensar duas vezes. Não é isso que nos afasta do caminho um do outro. Os programas de televisão vão e vêm; as pessoas ficam. A Cristina, como pessoa, ficará na minha vida para sempre. O programa é passado; o Big Brother é presente.” Apesar desta amizade, que Cláudio Ramos acredita que será para a vida, o apresentad­or revela o porquê de achar necessário um afastament­o entre ambos, neste momento. “Não é bom nem para nós nem para a imprensa; intoxicarm­o-nos com excesso de informação. Tanto a Cristina como eu temos uma vida ocupada. Não faz sentido nenhum passarmos a vida a falar um do outro. Escolhi o meu caminho e ela tem o dela.” Aparenteme­nte de consciênci­a tranquila, o apresentad­or da casa mais vigiada do País relembra o dia em que tiveram a conversa sobre esta mudança e afirma, de forma firme e convicta, que sabe que o seu trabalho também foi uma mais-valia para aquela que é considerad­a a rainha da televisão em Portugal. “Tivemos uma conversa e ambos sabemos o que foi lá dito. Cruzámo-nos num belíssimo momento. Tenho a certeza absoluta que um dos melhores momentos da vida dela foi trabalhar comigo, e dos meus foi trabalhar com ela.”

BIG BROTHER SEM DATA DE ESTREIA

Apesar de ver o sonho de apresentar o Big Brother adiado – devido à propagação do coronavíru­s -, Cláudio Ramos assegura que em momento algum se arrepende de ter mudado de estação. “Ja

“Entendi que era o melhor para mim [Big Brother], o que eu merecia nesta idade e o que quero muito fazer”

mais! Porque me haveria de arrepender? Esta situação de saúde atravessa o mundo todo e não só Queluz de Baixo.” Cláudio Ramos não esquece o dia em que foi convidado para apresentar a maior aposta da estação de Queluz de Baixo para 2020. “Lembro-me perfeitame­nte. Recordo-me que fiquei contente, sabia que alguma coisa boa vinha aí assim que o Nuno Santos pediu a reunião. Senti-me muito satisfeito porque era uma coisa que eu queria há muito tempo. Só não esperava que chegasse agora.”

No entanto, no domingo, dia 15, a TVI anunciou que a estreia do reality show, que estava marcada para dia 22, foi adiada devido à pandemia que assola o mundo. “Senti-me orgulhoso, porque acho que foi a melhor decisão. Não fui apanhado de surpresa porque, a partir de certa altura, falávamos de várias medidas e de vários cenários consoante a situação fosse avançando. Estou certo que foi o melhor e orgulho-me muito que a TVI tenha pensado primeiro nas pessoas e só depois nos números”, afirmou à nossa revista.

O apresentad­or garante que este adiamento em nada o “põe nervoso” e que só fica triste “com o que se está a passar no mundo e em Portugal. Isso é que me entristece e preocupa”.

Apesar de agora não saber quando voltará ao pequeno ecrã, Cláudio Ramos não esconde que as expectativ­as estão altas para aquele que é o maior desafio da sua vida profission­al: “Acho que só vou assimilar esta transição quando o Big Brother acabar. Vivo as coisas com um bocadinho de atraso neste aspecto. Prefiro vivê-las um bocadinho à superfície. Agora, há expectativ­a, há nervosismo no sentido de responsabi­lidade. Vou fazer uma coisa que toda a gente quer ver. Quero chegar às pessoas e fazer bons números obviamente, até porque estamos a falar de televisão.”

A AMBIÇÃO DESMEDIDA E O MEDO

Cláudio Ramos não ignora a importânci­a das audiências e revela que sabe que este é um formato feito para ganhar. O apresentad­or não quer ficar aquém das expectativ­as de quem o contratou e dos telespecta­dores. “Tenho a certeza que vou fazer isto bem. Tenho a certeza que quero fazer. Tudo aquilo que fiz em televisão até agora, fiz bem. As pessoas podem ter gostado mais ou menos, mas entreguei-me sempre. Se alguém confia em mim, se eu trabalhei tanto neste desafio; não há nada que me vá levar a fazê-lo mal. Quero que os números correspond­am à expectativ­a, mas não

posso obrigar as pessoas a verem-me.” Modéstias à parte, a nova cara da TVI revela que nunca baixou os braços. A trabalhar em televisão desde 1995, Cláudio Ramos garante que sempre soube que o seu dia iria chegar. “Sempre soube que um dia ia apresentar um grande reality. Adorava fazer um reality com esta grandeza porque sou um grande fã. Eu vejo todos! Mas nesta mudança, nesta transição, não pensei que o convite viesse.” No entanto, o apresentad­or não esconde que também existem medos. “Quando o Nuno Santos veio, percebi que tinha chegado o momento. Aos 46 anos, da mesma forma que apanhei a carruagem do vizinho há um ano e meio atrás e que também tive dúvidas se devia fazer ou não; apanhei esta agora. Entendi que era o melhor para mim, o que eu merecia com esta idade e o que quero muito fazer.”

Para a estreia, Cláudio desvenda que vai levar “um amuleto” que usa sempre mas que prefere manter em segredo. De resto, basta-lhe acreditar. “Tenho muita fé e acredito muito na força do Universo e das boas energia.”

CONTRATO JÁ ESTAVA ASSINADO

Cláudio Ramos garante que, todas as vezes que saíram notícias de que tinha sido convidado pela TVI, foram

mentira. O antigo vizinho de Cristina Ferreira garante que, ao longo deste ano e meio nunca recebeu qualquer proposta da estação de Queluz de Baixo e que a única vez que aconteceu, ele aceitou. “Durante o tempo que estive na SIC tive dois convites para sair. Nunca ninguém soube e não vou dizer para onde foi. Nunca se escreveu. Quando comuniquei essa decisão, já estava tudo assinado e decidido. O que desmenti era muito anterior à direção do Nuno Santos.” No entanto, muito tempo se passou desde o momento em que disse “sim” ao diretor de Programas da TVI, Nuno Santos, até comunicar a Daniel Oliveira e Cristina Ferreira a sua decisão. Este foi um segredo que Cláudio Ramos guardou para ele próprio. “Apesar de ser uma pessoa emocional, também sou muito prático e a trabalhar sou altamente pragmático. Sei perfeitame­nte que isso era um segredo que tinha que ser guardado. O fator surpresa era importante. Era muito importante para a minha estabilida­de emocional, senão ia ser bombardead­o muito antes. Queria continuar a ter a minha vida normal até anunciar. Tive muito tempo. Fui de férias, pensei... Tive tempo de fazer um desmame emocional para gerir tudo isto.” 

“Quando comuniquei essa decisão [de sair da SIC para a TVI], já estava tudo assinado e decidido”

 ??  ??
 ??  ?? No dia 2 de fevereiro foi tornado público que Cláudio Ramos é o novo apresentad­or do Big Brother. Cristina Ferreira ficou em choque com a saída do vizinho para a TVI.
No dia 2 de fevereiro foi tornado público que Cláudio Ramos é o novo apresentad­or do Big Brother. Cristina Ferreira ficou em choque com a saída do vizinho para a TVI.
 ??  ?? O apresentad­or garante que mantém uma amizade com a antiga vizinha, mas confessa que foi necessário um afastament­o.
O apresentad­or garante que mantém uma amizade com a antiga vizinha, mas confessa que foi necessário um afastament­o.
 ??  ?? O apresentad­or está convicto de que fará um grande programa de televisão e espera correspond­er às expectativ­as do diretor de Programas, Nuno Santos.
O apresentad­or está convicto de que fará um grande programa de televisão e espera correspond­er às expectativ­as do diretor de Programas, Nuno Santos.
 ??  ?? Cláudio Ramos confessa que, quando ouviu a proposta de Nuno Santos, não olhou para trás. O apresentad­or sentiu que o momento que tanto desejava tinha finalmente chegado.
Cláudio Ramos confessa que, quando ouviu a proposta de Nuno Santos, não olhou para trás. O apresentad­or sentiu que o momento que tanto desejava tinha finalmente chegado.
 ??  ?? Mesmo com o Big Brother adiado, o antigo vizinho de Cristina Ferreira garante que continua a trabalhar no projeto.
Mesmo com o Big Brother adiado, o antigo vizinho de Cristina Ferreira garante que continua a trabalhar no projeto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal