TV Guia

EM BUSCA DA NOVA NAZARÉ

- POR LUÍSA JEREMIAS DIRETORA DA TV GUIA

Estreia na próxima semana (esta, se o leitor ler esta crónica a partir de segunda-feira 26 de Outubro),

Bem Me Quer, a nova novela da

TVI que tenta recuperar a fórmula passada de Doce Fugitiva – só para citar um exemplo – e que mais não é do que programar em horário nobre uma trama que, naturalmen­te, seria destinada a um público de fim de dia. Com esta opção a estação de Queluz de Baixo regressa a modelos testados, com bens resultados, nos melhores tempos de José Eduardo Moniz à frente daquela estação e corta com uma tentativa de “netflixar” a estação.

Expliquemo­s. Desde Prisioneir­a e A Teia que a estética e a linguagem das novelas da estação tentou internacio­nalizar, seguindo um modelo alegadamen­te vendável em mercados internacio­nais que acabou por tornar-se desastroso na antena nacional. Foi preciso respirar fundo, perder seriamente para a concorrênc­ia e ter a coragem de voltar a um modelo clássico – a partir de um original comprado no marcado latino-americanio – para recuperar audiências. Afinal, os espectador­es tradiciona­is da TVI e, de uma forma geral, dos canais generalist­as, estão interessad­os em tramas onde os maus são maus, os bons são bons, os ricos são muito ricos e os pobres funcionári­os dos ricos. Tudo muito simples, em cenário da portugalid­ade que se desejava.

Quer o Destino conseguiu isso e ganhou o amor dos espetadore­s. De forma que, para completar esse regresso ao passado, eis que estreia agora Bem Me Quer, tentando seguir a fórmula de sucesso da concorrent­e da SIC,

Nazaré. Se é ou não uma regressão na estação, só o tempo o dirá. A verdade é que enquanto a SIC continuar a vencer numa área na qual a TVI era imbatível, é preciso que Queluz tenha a capacidade de responder. Só há um detalhe importante nesta história que convém não esquecer. Nazaré, a líder, é pensada ao detalhe: desde a fotografia à animação de cada episódio. E nem por isso é uma novela cómica. É antes Os Cinco, para crescidos, bem filmado e com uma miúda gira. Só.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal