TV Guia

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Género das liliáceas muito cultivado nos jardins. Trocar entre si. 2. Ligado. Imita o som produzido pela explosão de um tiro (interj.). Cada um dos artigos de uma exposição escrita. 3. Lançar as sementes. Base aérea portuguesa.

4. Substância doce que as abelhas formam do suco das flores e que depositam nos alvéolos dos seus favos. Substância de que são feitos os favos das abelhas. Aquelas. 5. Aglut. da prep. com e do det. def. ou pron. a. O perfil desenhado, especialme­nte segundo a sombra projetada. 6. Azedo, agro. Composição musical para duas vozes ou instrument­os. A mim. Mulo. 7. Designa carência ou ausência (prep.). Variedade de carbonato de cálcio, usada especialme­nte para escrever no quadro preto. Galardão, coroa de louros.

8. Exaurir. Grande porção. Naquele lugar. 9. Contr. da prep. em com o art. def. o. Haver de distância, de diferença. Debaixo de. Número internacio­nal de conta bancária. 10. Tornar acídulo. Passado. 11. Sufixo de agente ou profissão. Aniversári­o natalício. Dotes naturais. 12. Recitar. Zombar. 13. Matéria corante azul de origem vegetal. Avança. Lançar fogo a. 14. Não mencionar. Religiosa professa, monja.

VERTICAIS

1. Ave pernalta africana. Casa pequena e pobre. 2. United Nations (sigla).

Segunda época do Paleogénic­o. Rio que nasce na Suíça, atravessa França, Alemanha e os Países Baixos e desagua no mar do Norte. 3. Lírio. Qualquer instrument­o de ataque ou defesa. Órgão excretor que tem a função de formação da urina. 4. O mesmo. Ninharia, frioleira, bagatela. Medida itinerária chinesa.

5. O m. q. pedra-pomes. Forma larvar, pisciforme, dos batráquios. 6. Suprimir. Contr. da prep. de com o art. def. o. Seis em numeração romana. 7. Contr. dos pron. pess. compl. te e a. Claridade produzida por qualquer fonte luminosa. Impedir. 8. Que perdeu a frescura, o viço, a cor, a beleza ou a animação. Conjunto de coisas descritas e enumeradas. Graceja. 9. A unidade. A minha pessoa. Dividido em lobos ou lóbulos. 10. Incinerar. Tocar de leve. 11. Designa dor, admiração, repugnânci­a (interj.). Aquele que nega a existência de Deus. Lance no jogo do xadrez. 12. Ação. Título honorífico aplicado aos mestres da lei judeus. Monarca. 13. Lanço retilíneo de estrada. Adoçado com mel. O espaço aéreo. 14. Relativo a varão ou a macho. Altar cristão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal