TV Guia

A ALMA DAQUILO TUDO!

- POR PAULO ABREU

1. Não tinha dúvidas nenhumas sobre o que vale Marisa Liz em televisão – e na vida real. Mas, se elas existissem, ficariam dissipadas agora em The Voice Kids. Duas semanas depois da estreia deste formato infantil da RTP1, e quando o silêncio sobre a sua qualidade é ensurdeced­or, é justo reconhecer que a vocalista dos

Amor Electro é a alma daquilo tudo. É a mentora que gosta de ganhar. Qualquer discurso que faça esmaga o dos colegas. É a mãe de que os concorrent­es precisam num momento difícil, conseguind­o transforma­r lágrimas em sorrisos, por exemplo, com uma conversa à volta do TikTok. É a psicóloga e agente capaz de dar esperança a quem ficou pelo caminho e capaz de fazer acreditar que, para se vencer na vida, é preciso cair muitas vezes. É a amiga verdadeira, quando reconhece que Fernando Daniel é um “bom miúdo”. É a mulher apaixonada pelo trabalho que tem em mãos. Que chora, que faz chorar quem está em casa, que vibra, que canta, que apoia, que sofre, que solta gargalhada­s, que sente no coração o que diz, o que faz. As palavras, algumas ditas com a voz a tremer, são sinceras e ganham um peso maior neste mundo hipócrita e cínico que nos rodeia. Vale mesmo a pena vê-la. É um espetáculo à parte, aos domingos à noite, ainda por cima sabendo nós que, à mesma hora, na TVI, há um reality show que só alimenta a mentira, a intriga, a polémica e o sexo. Muito obrigado, Marisa.

2. A TVI, que continua a apertar diariament­e a SIC nas audiências, não pode chegar à liderança com uma estratégia nunca vista no mundo: isto é, não pode, de manhã e à tarde, apostar numa grelha popular e, depois, às 20:00, fazer uma coisa completame­nte diferente: um Jornal das 8 para as elites. A estação de Queluz de Baixo tem de ser coerente com a sua linha e apostar no povo, num regresso ao passado. Não se pode encostar ao poder, tem de denunciar e afrontar o poder. Tocar na ferida. Não pode ser cinzenta, tem de ter cor. Não precisa de ir buscar mais profission­ais consagrado­s, tem de apostar na prata da casa, em gente nova com sangue na guelra. Só assim, com uma informação ousada, irreverent­e, que toque as pessoas, a conquista do horário nobre deixará de ser um mero sonho.

 ?? CHEFE DE REDAÇÃO ??
CHEFE DE REDAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal