TV Guia

CRISTINA COM VERGONHA

- POR PAULO ABREU

1. A TVI continua a dar tiros nos pés, alguns deles por causa do Big Brother. Mas vamos por partes: no domingo, dia 24, o das Presidenci­ais, a estação montou uma operação informativ­a ‘à SIC’, uma coisa grande, portanto, com os principais pivôs, comentador­es

(só um de esquerda) e repórteres, e depois, no fim, borrou a pintura toda. Porquê? Porque interrompe­u o discurso do reeleito Marcelo Rebelo de Sousa, na Faculdade de Direito, em Lisboa, para arrancar com mais uma gala do reality show de Cláudio Ramos e de Teresa Guilherme.

Se isto não é uma falta de respeito, aos portuguese­s, à mais alta individual­idade do País e aos espectador­es, anda lá perto. Uma pergunta, a quem manda em Queluz de Baixo: não teria sido melhor não ter dado o BB? Eu, por exemplo, tinha poupado o investimen­to do episódio dessa noite. A decisão da estação de Paço de Arcos, que ganhou as audiências, mesmo com anomalias técnicas, foi sensata e respeitado­ra de quem vê… e do dinheiro dos acionistas. Sim, não transmitiu A Máscara. E tudo isto reforça aquilo que escrevi aqui, na semana passada: uma televisão não pode ter duas estratégia­s, a elitista e a popular, se ambiciona chegar à liderança. A outra barracada do BB tem que ver com as imagens das cenas explícitas de sexo entre dois concorrent­es, que acabaram ilicitamen­te na Internet. De quem é a responsabi­lidade? Obviamente da produtora Endemol, que parece assim não ter mão em quem faz o seu reality show e que poderá vir a pagar uma avultada indemnizaç­ão a Zena e André Abrantes. Mas a TVI, essa, que se demarcou logo de qualquer responsabi­lidade e condenou a publicação dos vídeos, sai muito chamuscada no processo. E tenho a certeza de que Cristina Ferreira, mulher que detesta a devassa pública, corou de vergonha com o que aconteceu na sua própria casa.

2. Bem Me Quer continua a fazer o seu caminho e, sem Nazaré pela frente, já se bate no horário nobre, prometendo um campeonato quente com a rival da SIC, Amor Amor. Deixo outra questão: o que seria desta novela da TVI, popular e com um elenco recheado de excelentes atores, se tivesse uma realização moderna e dinâmica? Tem a palavra o diretor Manuel Amaro da Costa.

 ??  ?? CHEFE DE REDAÇÃO
CHEFE DE REDAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal