TV Guia

Sinais de ESPERANÇA

Nas primeiras horas do mandato, o 46º presidente dos EUA assinou 17 ordens executivas, quase todas para reverter decisões polémicas de Donald Trump. A começar pelo fim do muro com o México

- TEXTO RUI TEIXEIRA | FOTOS REUTERS

Joe Biden, de 78 anos, não quis perder tempo e nas primeiras horas do seu mandato como 46º presidente dos EUA assinou 17 ordens executivas, a maior parte delas a reverter polémicas decisões da administra­ção republican­a de Donald Trump. As três mais importante­s são o regresso aos norte-americanos à OMS (Organizaçã­o Mundial de Saúde), ao tratado ambiental de Paris e revogação da declaração de emergência usada por Trump para viabilizar a construção do muro na fronteira com o México. Sinais de esperança, aliados a outros – como o uso obrigatóri­o de máscaras em edifícios federais – que mostram já uma clara diferença com a anterior governação. “A vontade do povo foi ouvida, e a vontade do povo foi atendida. É o dia da América, o dia da democracia, um dia na história e na esperança, de renovação e determinaç­ão”, disse Biden no discurso de tomada de posse, depois de jurar fidelidade à constituiç­ão americana com a mão em cima de uma bíblia que está na sua família há mais de 100 anos. “Juntos vamos escrever uma história americana de esperança, não de medo, de unidade, não de divisão, de luz, não de trevas. Uma história de decência e dignidade, de amor e conciliaçã­o, de grandeza e bondade”, acrescento­u o novo presidente, sempre acompanhad­o da mulher Jill. Kamala Harris, a primeira mulher vice-presidente, alinhou o discurso pelo mesmo diapasão, vestindo de roxo, em sinal de união. A mesma cor utilizada por Hilary Clinton, e Michelle Obama.

 ??  ?? Kamala
Harris vestiu de roxo, cor que simboliza a união entre osDemocrat­as (azuis) e Republican­os (vermelho). Biden na Sala Oval já a trabalhar.
Kamala Harris vestiu de roxo, cor que simboliza a união entre osDemocrat­as (azuis) e Republican­os (vermelho). Biden na Sala Oval já a trabalhar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal