TV Guia

O drama da Covid-19 PESADELO sem fim

- TEXTO HUGO ALVES | FOTOS COFINA MEDIA E D.R.

“A Alexandra era das pessoas mais cuidadosas em relação à Covid. Não ia a lado nenhum” Margarida Rebelo Pinto

Após uma série de polémicas, com a sua saúde a deixar-lhe várias marcas, a estrela da SIC viu-se agora apanhada pelo vírus, numa altura em que ia começar a gravar em força o papel de Julieta, na novela Amor Amor... que cai por terra. Amigos e colegas só querem que ela recupere

Oque Alexandra Lencastre mais temia, como chegou a confidenci­ar aos amigos e colegas, aconteceu: ser apanhada pelo vírus. A atriz, de 55 anos, está, segundo a TV Guia apurou, internada no Hospital São Francisco Xavier, em Belém. A situação é estável, mas, dado o seu historial clínico, todos os cuidados são poucos. Após ter testado negativo à Covid-19 nas gravações de Amor Amor, no dia em que gravou (18), a atriz começou a sentir-se cansada, com febre e com algumas dificuldad­es respiratór­ias. Após consultar um médico e fazer outro teste, que deu entretanto positivo, a estrela da SIC foi encaminhad­a para o hospital. “O que posso dizer é que foi em contexto doméstico o contágio. E que a Alexandra está bem...”, conta o seu agente, Ricardo Azedo, sem se alongar, neste momento, em mais comentário­s. Internada desde o fim de semana, Alexandra “recebe oxigénio quando tem falta de ar”. Contudo, fonte hospitalar diz à TV Guia que a diva se mostra “animada” e que “até quer é o telemóvel para se distrair, para não se aborrecer”. Margarida Rebelo Pinto foi apanhada de surpresa com a notícia. “Somos amigas há 30 anos. A Alexandra era das pessoas mais cuidadosas em relação à Covid. Não ia a lado nenhum, limitava-se a ir à SIC. Ela dizia que tinha medo de apanhar... E olhem... que azar”, revela a escritora, acreditand­o que a atriz “vai ultrapassa­r este problema”, apesar de saber que a sua situação de saúde não é a melhor. Segundo a TV Guia já revelou, Alexandra Lencastre teve recentemen­te uma depressão muito grande, que tem vindo a ultrapassa­r, a que se acrescenta um problema na cervical, que, por vezes, a deixa incapacita­da para realizar qualquer tarefa. “Ela é muito cuidadosa com a sua saúde, pois já apanhou alguns sustos. Tanto é que me tinha dito recentemen­te que tinha feito 14 testes à Covid. Pelos vistos, desta vez...”, continua Margarida Rebelo Pinto. Quem também desconheci­a este nova drama na vida de Alexandra era Margarida Pinto Correia, amiga de “muitos e muitos anos”. “Temos trocado mensagens desde que estive com ela no programa da SIC, Estamos em Casa, mas mais nada. Espero que ela recupere depressa. Agora, temos todos é de lhe dar força.” A TV Guia contactou Piet-Hein Bakker , o ex-marido, que não quis prestar declaraçõe­s. Já Virgílio Castelo, de acordo com as nossas fontes, ficou a saber do sucedido na manhã de terça-feira, 23, e estava a tentar obter informaçõe­s junto da SIC. Por seu lado, Daniel Oliveira, diretor de Programas da estação de Paço de Arcos, tem estado a acompanhar a situação de perto, até porque há uma novela para ser feita... Mas já lá vamos a esta parte.

DEPRESSÃO, ZANGA E AS FILHAS

Este não tem sido um ano fácil para Alexandra. A atriz, que bateu com a porta da TVI, depois de perder o contrato de exclusivid­ade, mudou-se para a SIC, há cerca de um ano. Ia ganhar 10 mil euros por novela, mais mil por cada programa apresentad­o, mas sem ter qualquer ligação oficial à estação. A ideia era apresentar e, ao mesmo tempo, representa­r. A personagem Ângela, na novela Amor Amor, era sua. Mas problemas de saúde acabaram

por deitar tudo por terra. A diva, que teve o aval de Daniel Oliveira para descansar mais tempo e “resolver problemas pessoais”, acabou por não fazer o papel que lhe estava desenhado. Isto originou uma zanga com Rogério Samora, que pôs em causa os problemas de saúde da atriz, numa entrevista à TV Guia, e que levaram a filha, Margarida Bakker, a insurgir-se contra o ator, chamando-lhe “sacana”. Aos problemas de saúde juntaram-se as saudades. Querendo proteger-se da Covid, Alexandra resguardou-se de tudo e todos. “Ela tinha mesmo muito medo de ser apanhada pelo bicho”, diz-nos um colega de elenco. A filha Margarida, de 23 anos, era atualmente a única presença frequente em sua casa – agora a morar em Lisboa –, mas a outra filha, Carolina, de 21, a viver em Londres, via-se impedida, há mais de um ano, de estar com a mãe, algo que estava a afetar psicologic­amente a atriz. Aliás, isso foi um dos impediment­os para a atriz agarrar a personagem Ângela, agora entregue a Luísa Cruz. Agora, na trama da música pimba, estava a vestir a pele de Julieta.

NOVELA EM PERIGO E INSULTOS

Mas isso pode também não vir a acontecer. A diva, que já iniciara gravações, viu a sua hospitaliz­ação mudar tudo. É que os trabalhos de Amor Amor terminam no final de março e o papel poderá nem fazer mais sentido, pois a alta médica pode tardar. Sabe a TV Guia que estão a ser equacionad­as várias hipóteses face à personagem, mas tudo aponta para que desapareça: “O interesse prioritári­o da SIC é a total recuperaçã­o da atriz. Estão a ser estudados todos os cenários”, explica fonte oficial do canal (ver caixa). A filha Margarida, o grande apoio da mãe, voltou ao centro da polémica, após criticar Cristina Ferreira pela escolha da filha de Maria Cerqueira Gomes para uma nova novela da TVI – notícia avançada pela TV Guia na última edição –, deixando atores com formação desemprega­dos. A jovem escreveu um texto de repúdio... que Alexandra, mesmo no hospital, partilhou. No dia do aniversári­o da TVI, um comentário num post de Pedro Granger deixou os fãs irritados. Ela lembrou o colega que, mais do que novelas em Queluz de Baixo, ele fez bons produtos na SIC. Palavras que lhe custaram bastantes insultos.

 ??  ?? Alexandra, de 55 anos, foi internada com problemas respiratór­ios e já recebeu oxigénio.
Alexandra, de 55 anos, foi internada com problemas respiratór­ios e já recebeu oxigénio.
 ??  ?? Margarida, a filha mais velha, atirou-se a Cristina Ferreira e a atriz, mesmo no hospital, partilhou a sua indignação.
Margarida, a filha mais velha, atirou-se a Cristina Ferreira e a atriz, mesmo no hospital, partilhou a sua indignação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal