TV Guia

A ‘CORAGEM’ DE SERRANO

- POR PAULO ABREU

1. Quando outros se escondem, quando outros preferem o silêncio, quebrado apenas para elogiar quem manda, pensando que poderão assim, desta maneira, subir mais facilmente na vida – não faltam exemplos na SIC, a Daniel Oliveira, e na TVI, a Cristina Ferreira –, há uns que resistem. Sem medo. Com frontalida­de. No dia de aniversári­o da estação de Queluz de Baixo, Fernanda Serrano foi contra a corrente. Na sua conta de Instagram, felicitou a casa onde trabalha, mas aproveitou também a ocasião para agradecer a Fátima Lopes, que, em janeiro, preferiu bater com a porta a perder a dignidade. “Obrigada, Fátima, por teres sempre mostrado o melhor de mim! Ofereceste-me desafios e entusiasmo na TVI! Também fazes parte da festa da estação! Temos saudades tuas.” O post de Fernanda teve apenas

likes de dois rostos conhecidos da TVI: Isabel Figueira e Mónica Jardim – parabéns pela “ousadia”. Este facto é um pouco revelador do que são as pessoas, a começar pelo mundo da televisão. Se a atriz tivesse escrito que os sapatos da diretora eram espetacula­res, certamente (quase) todas as estrelinha­s teriam ido lá bater palmas. Enfim, Fernanda confirmou ser uma mulher grata, “corajosa”, de valores. E isso, para mim, vale mais do que o talento excecional que apresenta na novela

Amar Demais, com a sua Vanda.

2. No mesmo sentido, Maria João Abreu mostrou também ter coluna vertebral. Aproveitan­do o palco do programa Estamos em Casa, no sábado, 20, dia do último episódio de Golpe de Sorte, a atriz disse que, se houvesse mais temporadas, “se calhar, passava às 03:00 da manhã”. Não foi preciso dizer mais nada para assumir a sua desilusão com o trajeto da série na SIC. Tem razão. Esta aposta de ficção acabou muito maltratada por Daniel Oliveira.

3. Gostei da operação de aniversári­o da TVI na informação. Boas ideias, alguma dinâmica. Mas isso não chega. As audiências dos jornais estão longe de alavancar a estação para a liderança das audiências.

É o preço alto a pagar por, na cúpula da redação, se optar por abrir as notícias com as eleições da Catalunha… em vez, por exemplo, do drama da Covid-19 em Portugal.

 ??  ?? CHEFE DE REDAÇÃO
CHEFE DE REDAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal