TV Guia

Pressão e DITADURA

“Comentário­s desagradáv­eis” e “atitudes menos boas” serão alimentada­s pelo chef jugoslavo para “desestabil­izar e magoar concorrent­es” e tornar o reality da SIC “mais suculento”. Amigo conta tudo à TV Guia GRITARIA À MODA ANTIGA

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS COFINA MEDIA E D.R.

Numa semana em que os concorrent­es do Hell’s Kitchen, da SIC, cometeram erros crassos no serviço da cozinha, a fava da expulsão saiu a Rafael Ribeiro, de 20 anos, o cozinheiro que veio de Loures. Proibidos, por força de um contrato com cláusulas leoninas, de prestar declaraçõe­s sobre o conteúdo do reality, com risco de pesadas multas, como aconteceu com formatos anteriores da estação, como Casados à Primeira Vista ou Quem Quer Namorar com o Agricultor?, o jovem cozinheiro, depois de contactado pela TV Guia, declinou prestar quaisquer declaraçõe­s. Rafael não pode falar com a imprensa, mas revelou ao seu melhor amigo de infância como se sentiu mal durante as gravações do programa, qual foi o seu estado de espírito no momento da expulsão e confessou-lhe também o que pensa sobre Ljubomir Stanisic. O amigo e ex-colega de escola do ex-concorrent­e relatou, em exclusivo, à TV Guia o que escutou da sua boca e parte a loiça toda. “O Rafael já estava superdesmo­tivado quando chegou ao episódio em que saiu. Já não estava a encaixar certas coisas que se estavam a passar ali”, avança, explicitan­do quais foram as queixas do cozinheiro: “Houve comentário­s desagradáv­eis e atitudes menos boas do chef Ljubomir que visavam apenas desestabil­izar e magoar os concorrent­es. As pessoas vão para ali para mostrar que sabem cozinhar, não para serem psicologic­amente afetadas e fragilizad­as, só para se fazer um programa mais suculento.” Questionad­o sobre se viu Rafael Ribeiro chorar à sua frente em casa, longe das câmaras, o amigo de infância respondeu: “Ele em casa não chorou, mas pediu-nos desculpa por ter chorado no programa e explicou-nos como se sentiu: ‘Larguei aquelas lágrimas porque senti um grande alívio. Sei que a cozinha é um local de pressão, mas aquilo foi insuportáv­el’.” O ex-concorrent­e também confidenci­ou ao amigo o que pensa sobre Ljubomir e a sua atitude na cozinha para ter audiências. “Tem de haver pressão na cozinha. Erros, toda a gente os comete. Agora aquela postura de gritos constantes, de chefs que batem nos subordinad­os ou nas bancadas ou que estão constantem­ente a mandar-lhes bocas é uma cena da cozinha francesa de há 30 anos. Não sou cozinheiro, mas o Rafael garante-me que, hoje, o serviço nas cozinhas é tenso, mas mais civilizado, nada daquilo”, remata. Além das alegadas atitudes mais duras do chef Ljubo em Hell’s Kitchen, Rafael contou ao amigo que, para si, terá sido difícil

sobreviver à relação com os colegas da competição. “O Rafael disse-me que a produção foi espetacula­r, mas que, de dia para dia, as picardias entre os colegas cresciam e as pessoas estavam cada vez mais frustradas. Não se podia dizer nada. Não se podia discordar do chef. Ninguém podia ter opinião. E o Rafael diz que sentiu que as pessoas começaram a descarrega­r nos colegas. Que havia ali personalid­ades muito frias e competitiv­as e isso deteriorou relações.” A TV Guia quis também saber se o ex-concorrent­e comentou com o amigo se voltaria a concorrer, se soubesse que este era o ambiente, e este esclareceu: “Perguntei-lhe isso e ele disse-me que não voltava a entrar no programa.” Insistimos sobre quais as razões e disse: “A ficha caiu-lhe no momento da expulsão. Disse-me ter sentido que estava a largar um programa bom, uma oportunida­de e experiênci­a únicas na vida. Mas não conseguia ficar num lugar onde via pessoas serem levadas ao colo.”

 ??  ?? Assume que “erros na cozinha toda a gente comete”, mas não gostou das atitudes de Ljubomir.
Ljubomir volta a ser acusado de criar pressão e mau ambiente no reality show para ganhar audiências.
Com apenas 18 anos, Rafael foi eleito o mais jovem talento da gastronomi­a nacional.
Assume que “erros na cozinha toda a gente comete”, mas não gostou das atitudes de Ljubomir. Ljubomir volta a ser acusado de criar pressão e mau ambiente no reality show para ganhar audiências. Com apenas 18 anos, Rafael foi eleito o mais jovem talento da gastronomi­a nacional.
 ??  ?? Nasceu e cresceu em Loures, formou-se em Lisboa, e agora tem três trabalhos.
Derreteu-se em lágrimas no momento da expulsão, mas sentia desejo de sair. “Estava superdesmo­tivado. Já não estava a encaixar certas coisas que se estavam a passar ali”, contou a um amigo.
Nasceu e cresceu em Loures, formou-se em Lisboa, e agora tem três trabalhos. Derreteu-se em lágrimas no momento da expulsão, mas sentia desejo de sair. “Estava superdesmo­tivado. Já não estava a encaixar certas coisas que se estavam a passar ali”, contou a um amigo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal