TV Guia

CORRUPÇÃO e poder

Prisão Domiciliár­ia é a nova aposta da OPTO, que narra a vida de Álvaro Vieira Branco, um ex-ministro que atua fora da lei. João Miguel Tavares diz à TV Guia que a história “não é um decalque da Operação Marquês”

-

Éno momento em que mais se voltou a falar de corrupção em Portugal – graças à decisão do juiz Ivo Rosa sobre os alegados crimes de José Sócrates – que estreia Prisão Domiciliár­ia, na OPTO, plataforma de streaming da SIC. A série narra a vida de Álvaro Vieira Branco, protagoniz­ado por Marco Delgado, um ex-ministro que é preso em casa, após ter sido denunciado anonimamen­te no âmbito do caso Marinada, relacionad­o com a construção de marinas fluviais no interior do País. Quem lê a sinopse da série rapidament­e faz uma ligação à Operação Marquês, mas o autor, João Miguel Tavares, desmente que José Sócrates tenha sido a sua fonte de inspiração. “A ideia surgiu em TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA | FOTOS D.R. 2013 e Sócrates só foi preso em 2014. Confesso que na altura fui buscar mais exemplos ligados a pessoas como Duarte Lima ou Isaltino Morais do que propriamen­te ao ex-primeiro-ministro.” O ex-jornalista garante que o que o espectador vai assistir ao longo de oito episódios “não é um decalque da Operação Marquês”. “Aliás, era impossível fazê-lo. Não temos acesso a uma informação tão detalhada que nos permita fazer uma série com essa precisão acerca desse caso português.” O principal objetivo de João Miguel Tavares foi retratar “como funciona a cabeça de um político corrupto português, as implicaçõe­s que tudo isso tem na sua casa, nas ligações com os outros”.

A VONTADE DE FAZER DIFERENTE

O comentador político confessa ainda estar bastante orgulhoso do produto final. “Há a ambição que as pessoas olhem para a televisão e digam que nunca viram nada assim. Acho que conseguimo­s esse feito!”

 ??  ?? Prisão Domiciliár­ia, protagoniz­ada por Marco Delgado, estreou na OPTO uma semana após a polémica decisão do juiz Ivo Rosa sobre os casos de corrupção de José Sócrates na Operação Marquês.
Prisão Domiciliár­ia, protagoniz­ada por Marco Delgado, estreou na OPTO uma semana após a polémica decisão do juiz Ivo Rosa sobre os casos de corrupção de José Sócrates na Operação Marquês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal