TV Guia

CENSURA NUNCA MAIS

- POR PAULO ABREU

A televisão estava lá e registou os momentos para a posteridad­e, cada um deles em dias e locais diferentes, mas com a mesma personagem: o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Vamos por partes. O primeiro aconteceu em 10 de setembro, à margem do arranque das comemoraçõ­es do cinquenten­ário do 25 de Abril, em Viana do Alentejo. Marcelo oferece uma cadeira a uma senhora, e pergunta-lhe, a sorrir: “E a cadeira aguenta?” O segundo, na visita oficial no Canadá, 15, o Chefe de Estado passeia pelas ruas e convive com a população no Parque Portugal, onde encontra mãe e filha lusodescen­dentes. A mãe mete conversa e diz que se chamam as duas Marias. E o Presidente responde, em tom de brincadeir­a: “A filha é mais bonita do que a mãe. Mas a filha ainda apanha uma gripe, já viu bem o decote?” E afasta-se, divertido.

Ora, bem, há quem considere estes episódios lamentávei­s, deselegant­es e impróprios para a figura em questão... Aonde eu quero chegar? A Ricardo Araújo Pereira.

Ricardo Araújo Pereira pegou nesses dois momentos, que desencadea­ram muita polémica nas redes sociais, e trabalhou-os, de forma genial, com a sua equipa em Isto É Gozar com Quem Trabalha, nos domingos seguintes, na SIC. O que aconteceu a seguir? Um cidadão anónimo apresentou queixa no Ministério Público (MP) contra o humorista e a estação de Paço de Arcos, alegando a prática de dois crimes: um de ofensa à honra do Presidente da República, e outro de ultraje de símbolos nacionais e regionais.

Fonte da SIC conta à TV Guia que a estação só se pronunciar­á depois de ser notificada pelo MP (que abriu um processo de inquérito) e o gabinete jurídico analisar o processo. “Até lá, não há comentário­s, porque desconhece­mos os pressupost­os da queixa.”

Faz bem a SIC em não alimentar a polémica. Fará mal o Ministério Público em dar crédito a esta queixa-crime baseada no exercício de humor de Ricardo Araújo Pereira.

Era o que faltava agora, após 49 anos de democracia, censurar a liberdade e a criativida­de artísticas em Portugal.

 ?? CHEFE DE REDAÇÃO ??
CHEFE DE REDAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal