TV Guia

GOZADO pelos pais

Devora tudo o que são programas de culinária na televisão e conteúdos de gastronomi­a online e esses seus conhecimen­tos deram para matar a fome a muita gente. Viagem ao estrangeir­o levou-o ao MasterChef, da RTP1

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS TIAGO CARAMUJO/SHINE IBERIA PORTUGAL

Rúben Almeida tem 24 anos e vem de Santo Estêvão, Benavente, diretament­e para o top 16 dos concorrent­es a melhor chef não profission­al de Portugal, depois de horas agarrado à televisão e à Internet a “colher” informação em programas de culinária. “Consumo conteúdo de gastronomi­a, mesmo online, com vídeos de YouTube, muitos sites. Vem daí também grande parte do meu conhecimen­to na culinária. Leio livros, mas é principalm­ente online onde me inspiro”, conta o ribatejano do MasterChef, da RTP1, à TV Guia.

A família do também estudante de mestrado de Minas e Recursos Energético­s brincava q.b. com esta sua antiga paixão. “Os meus pais gozavam comigo por eu ver muitos programas de culinária e depois acabava sempre por não cozinhar”, confessa Rúben, explicando quando tudo mudou: “Quando fui para a faculdade, tive de começar a cozinhar. Vivia numa residência universitá­ria e acabei por cozinhar também para os meus colegas. Foi aí que comecei a confeciona­r a sério.”

BEM, BARATO E VARIADO

O concorrent­e já tinha tentado a sorte em MasterChef, em 2021, mas não passou da pré-inscrição no casting. Então, e porque razão voltou à carga? “Acabei por tentar de novo este ano, porque fui a uma viagem a Itália, em fevereiro, e deu-me outra vez o bichinho para concorrer”, explica Rúben, fascinado por tudo o que experiment­ou naquele país, onde diz que se come “bem, barato e variado”.

A motivação acrescida foi buscar à avó, a sua inspiração com tachos e panelas: “Nos natais em família, os cozinhados eram feitos pela minha avó. Eu acabava sempre por ajudar um pouco. Cozinhava com ela, e ainda hoje o faço. Ela tem vários livros com receitas, e algumas dela.” ●

 ?? ?? Cozinhar para muita gente? Isso é canja para Rúben Almeida, de 24 anos, que alimentava os colegas na residência.
Habituado a ver tudo o que é programa de culinária na TV, agora é ele quem está lá.
Este engenheiro de minas entrou no
MasterChef com um ceviche de linguado.
Cozinhar para muita gente? Isso é canja para Rúben Almeida, de 24 anos, que alimentava os colegas na residência. Habituado a ver tudo o que é programa de culinária na TV, agora é ele quem está lá. Este engenheiro de minas entrou no MasterChef com um ceviche de linguado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal