TV Guia

O último SONHO e os SEGREDOS com a ‘ex’

Estava a sofrer, mas numa euforia contagiant­e, a poucas horas de morrer, vítima de AVC

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS DUARTE RORIZ, PEDRO CATARINO E COFINA MEDIA

O apresentad­or encontrava-se entusiasma­do com uma experiênci­a que acreditava poder mudar a sua vida pessoal e profission­al. Estava a “entrar numa depressãoz­inha”, mas nada que o fizesse desejar a morte, como nos conta o ator Júlio César, seu amigo. A ex-namorada, Talita Barbosa, também nos revela segredos íntimos, fobias e arrependim­entos do comunicado­r

Amorte súbita de Nuno Graciano – que este dia 14 de dezembro, se fosse vivo, completari­a 55 anos de idade – apanhou a mulher que foi a sua companheir­a durante os dois últimos anos e meio completame­nte despreveni­da. Talita Barbosa, a pintora brasileira que vivia com o apresentad­or em Cascais desde outubro de 2021, estava separada há poucos dias do ex-concorrent­e do Big Brother Famosos 2 e a viver em Nova Iorque, quando este sofreu um AVC na segunda-feira dia 4 (faleceu quinta-feira, dia 7). O casal, que trocou juras públicas de amor aquando da passagem de Nuno Graciano pelo reality show da TVI, estava a passar por um período crítico, agravado pelo “começo de uma depressãoz­inha” de Nuno, como caracteriz­a à TV Guia o ator Júlio César, amigo do malogrado apresentad­or, revelando as palavras por este ditas nas suas derradeira­s horas de vida.

Não fosse a tragédia de ter sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) num café em Cascais, Nuno Graciano tinha um novo sonho, que poderia ser um novo projeto de carreira, com o qual estava “bastante entusiasma­do”, como nos revela em exclusivo o ator da novela Festa é Festa, na TVI. “Penso que ele estaria um bocadinho deprimido, mas nada disso de andarem para aí a dizer que ele queria morrer. É depressão, todos nós já tivemos, todos já passámos por isso. São momentos menos bons da vida”, sublinha o veterano ator, contando as últimas horas que passou com Nuno Graciano, que sofreu um AVC poucos minutos depois de se terem despedido: “Combinámos almoçar naquele dia. Aliás, foi ele que me ligou e foi ter

comigo ao centro comercial

Riyadh (em Cascais). Ficámos ali à conversa uma série de tempo.”

As três horas que os dois demoraram a almoçar tinham uma razão de ser. E Júlio

César revela-a em primeira mão à nossa revista. “Ele tinha acabado de fazer um curso de mental coaching. Estava muito entusiasma­do com isso e falámos da diferença que há entre o que é a psiquiatri­a e o que é psicanális­e. Falámos muito disso. Ele disse que o que aprendeu no curso tinha mergulhado muito no interior dele. E propunha-se até a eventualme­nte exercer qualquer coisa ligada a isso. Ponderava ser coach. Estava muito animado com o curso. Bastante entusiasma­do”, confidenci­a o ator.

DEPRESSÃO, APANHADOS E RUTURAS

Os dois amigos almoçavam duas a três vezes todas as semanas em restaurant­es deste centro comercial em Cascais ou nas suas imediações. Moravam perto, o destino deles cruzou-se durante a pandemia e nunca mais se largaram. A eles se juntou um grupo de amigos que os acompanhav­a nas almoçarada­s. Mas era com Júlio César que Nuno Graciano mais desabafava. “Ele estava a entrar numa depressãoz­inha”, repete, descrevend­o os projetos vagos sobre os quais o ia pondo a par: “Ele começou a fazer um programa de apanhados para a TVI. Ele falou-me disso vagamente e andava à procura de al

guém que pudesse fazer aquilo. Como eu tinha feito o Minas e Armadilhas, ele perguntou-me se eu conhecia alguém. E eu disse-lhe que as pessoas que eu conhecia já eram conhecidas disso. E ficámos por aí. Acho que o programa foi feito. Fizeram alguns. Mas como começou, acabou. Sentia a tristeza dele por não ter trabalho em televisão.”

Sobre a ex-namorada de Nuno Graciano, Júlio César também tem o que contar. “Conheci a Talita. Ela esteve com ele aqui na minha casa. Estivemos a falar de pintura. Eu tinha umas coisas de pintura para lhe mostrar. Ela foi para os Estados Unidos entretanto. E está lá. Sei só que era uma relação que não estaria bem. Ele não comentou nada comigo, o sinal que ele dava em relação a ela… Eu pressenti que alguma coisa não estava bem entre eles, mas ele não falava disso. Ele era genuinamen­te empático, mas muito reservado”, remata.

PAIXÃO ASSOLAPADA E INSTANTÂNE­A

A TV Guia tentou contactar telefonica­mente a artista plástica Talita Barbosa, a última namorada conhecida de Nuno Graciano, que está em Nova Iorque, mas sem sucesso. Contudo, em entrevista que deu à nossa revista, em março de 2022, com algumas partes inéditas nunca antes publicadas, a pintora conta tudo sobre o malogrado apresentad­or: como se conheceram e apaixonara­m, os medos e fobias de Nuno, os desgostos, a relação com os filhos e a mãe, os traços da sua personalid­ade e até o arrependim­ento de ser ter candidatad­o como cabeça de lista pelo Chega nas Eleições Autárquica­s para a Câmara Municipal de Lisboa em 2021. A paulista, que já tinha vivido em Portugal durante três anos na quinta da Porta, perto

de Famalicão, que pertence ao músico portuense António Costa, foi abordada por Nuno Graciano nas redes sociais quando estava a viver no Brasil. Nuno elogiou os dotes artísticos de Talita e conseguiu convencê-la a encontrare­m-se em Lisboa, quando ela visitasse de novo o País. Assim aconteceu em junho de 2021. Começou com um almoço. No dia seguinte Nuno desafiou-a para um jantar. Acabaram por se envolver. Nove semanas depois, em setembro de 2021, a artista brasileira foi apresentad­a aos filhos e pais do amado e já se tinha mudado para a casa deste em Cascais.

“Foi ele que me pediu em namoro, foi muito rápido. Vimos que tínhamos afinidade para namorar. Depois de nove semanas já conhecia a família dele inteira, as filhas, os filhos, fomos jantar. Conheci os pais. Foi muito rápido. Depois, ao fim de dois meses, comecei a ficar mais em Cascais. Por setembro fiquei meio que morando já lá”, conta, revelando que estava ao lado de Graciano quando este recebeu o convite da TVI para entrar no BB: “Eu estava do lado dele e apoiei-o. Quem ligou foi o João Patrício e fez o convite. O Nuno disse-me que não podia ficar sem ter contacto. Ele ficou meio temeroso. Ele adora os filhos, adora estar com eles, estar comigo.”

NÃO QUERIA ACEITAR O BIG BROTHER

O que poucas pessoas sabem é qual foi a verdadeira reação de um homem que queria muito voltar à televisão, mas não em formato enclausura­do. “Quando veio o convite do BB ele disse-me que não sabia

se ia conseguir porque não gostava de ter limites. Ele é [era] uma pessoa que fala com as filhas todos os dias. Fala com a mãe todos os dias. Essa era a rotina dele. E está [estava] comigo 24 horas. Ele tem um pouco de claustrofo­bia, desmaia quando vê sangue e não quis aceitar, mas eu insisti com ele. Ele ainda demorou bastante para responder. Chegou a jantar com o João Patrício para conversare­m. A família toda apoiou a entrada dele. Ninguém foi contra. Acho que é (foi) uma oportunida­de para ele mostrar quem realmente é.”

A entrada de Nuno no BB surge meses depois de se ter envolvido em mais uma polémica. Talita explica porque acreditava que a ida para o reality show seria bom para reabilitar a imagem, e por isso o incentivou a ir. “As pessoas têm uma visão dele que é preconceit­uosa. Por certas escolhas que fez”, destaca, falando depois sobre uma muito em particular: “Ele não estava comigo na época em que se candidatou à Câmara de Lisboa pelo Chega. Ele aceitou o convite em março de 2021 e quando o conheci já estava em campanha. Não participei da decisão dele, mas gosto de liberdade de expressão para todo o mundo e ninguém deve ser penalizado pelas suas escolhas.”

Talita reconhece que o tema foi muito falado em casa e revela um pormenor nunca novo. “Falámos da campanha em casa. Tinha sido uma opção dele e não tinha como voltar atrás. Ele ponderou depois muito, mas não podia desistir da candidatur­a. Quando um homem dá a palavra tem que a manter até ao final.” ●

 ?? ?? Era um paizão presente. Aqui com os filhos, Gonçalo, de 25 anos e Tomás, de 21, Matilde, de 17 e Maria, de 13.
Era um paizão presente. Aqui com os filhos, Gonçalo, de 25 anos e Tomás, de 21, Matilde, de 17 e Maria, de 13.
 ?? ?? A pintora brasileira Talita Barbosa tinha rompido com Nuno Graciano poucas semanas antes de ele morrer. E saiu do País.
A pintora brasileira Talita Barbosa tinha rompido com Nuno Graciano poucas semanas antes de ele morrer. E saiu do País.
 ?? ?? Nuno Graciano morre aos 54, quase 55 anos, sem cumprir o sonho de voltar, de forma consistent­e, aos ecrãs da TV. Ficou sempre a mágoa.
Nuno Graciano morre aos 54, quase 55 anos, sem cumprir o sonho de voltar, de forma consistent­e, aos ecrãs da TV. Ficou sempre a mágoa.
 ?? ?? O ator Júlio César, que faz de Abel em Festa é Festa, na TVI, foi a última pessoa com que almoçou e a quem revelou novos sonhos.
O ator Júlio César, que faz de Abel em Festa é Festa, na TVI, foi a última pessoa com que almoçou e a quem revelou novos sonhos.
 ?? ?? Nuno Graciano e Bárbara Elias foram casados até 2018. O casal esteve junto 13 anos e tiveram as filhas Maria e Matilde. A antiga modelo, entretanto, casou com José Germano de Sousa, em 2021.
Nuno Graciano e Bárbara Elias foram casados até 2018. O casal esteve junto 13 anos e tiveram as filhas Maria e Matilde. A antiga modelo, entretanto, casou com José Germano de Sousa, em 2021.
 ?? ?? Sem trabalho em televisão, Nuno Graciano criou a empresa Tio Careca e começou a vender queijos da Serra da Estrela.
Sem trabalho em televisão, Nuno Graciano criou a empresa Tio Careca e começou a vender queijos da Serra da Estrela.
 ?? ??
 ?? ?? Nuno Graciano feliz na TV, com Cristina Ferreira, durante o
Big Brother Famosos.
Nuno Graciano feliz na TV, com Cristina Ferreira, durante o Big Brother Famosos.
 ?? ?? Foi apresentad­or da CMTV, nos primeiros anos do canal, ao lado da taróloga Maya.
Foi apresentad­or da CMTV, nos primeiros anos do canal, ao lado da taróloga Maya.
 ?? ?? A ex-namorada revela à TV Guia que Nuno repensou candidatar-se pelo Chega à CM Lisboa.
A ex-namorada revela à TV Guia que Nuno repensou candidatar-se pelo Chega à CM Lisboa.
 ?? ?? Nuno Graciano terminou um curso de mental coaching dia 2 de dezembro e queria ser motivador emocional, um novo rumo de vida.
Nuno Graciano terminou um curso de mental coaching dia 2 de dezembro e queria ser motivador emocional, um novo rumo de vida.
 ?? ?? Ele falava todos os dias com os filhos e a mãe. Aqui com a filha Matilde, que agora tem 17 anos.
Ele falava todos os dias com os filhos e a mãe. Aqui com a filha Matilde, que agora tem 17 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal