TV Guia

Ela não afasta saída da SIC

A irmã do ator Manuel Marques diz-se feliz no canal de Paço de Arcos, ao lado de Marco Paulo e José Figueiras, mas não fecha as portas um convite para mudar de ares. O sonho é apresentar um concurso com muita brincadeir­a

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA | FOTOS PEDRO CATARINO E D.R.

Ana Marques, de 52 anos, é um dos rostos mais populares da SIC e não é por acaso que está ao lado do cantor Marco Paulo em ‘Alô, Marco Paulo’ e é parceira de José Figueiras em ‘Alô, Portugal’. Apesar das polémicas do passado – como o alegado estalo que o artista lhe teria dado por esta ter revelado a sua idade –, a verdade é que Ana adora o cantor. “Já perguntei ao Marco Paulo o que ele me vai deixar em testamento, acho que é uma galinha, mas pedi-lhe que fosse uma poedeira”, diz, entre gargalhada­s. Sobre os supostos desentendi­mentos no início do programa, a apresentad­ora esclarece tudo, sempre sem os negar. “Arranjámos uma maneira de nos entendermo­s que é muito engraçada e temo-nos divertido. Deve ser horrível trabalhar de outra maneira”, elucida, acrescenta­ndo qual foi o antídoto para o atrito inicial: “O Marco Paulo tem sentido de humor. Está numa fase da vida em que não se quer chatear com nada e coloca tudo o que tem de mais divertido e de mais simpático naqueles momentos de gravação do programa. É isso que faz a boa onda destas gravações.”

O drama das enxaquecas

Sobre os dramas de saúde do cantor, que luta contra dois tumores cancerígen­os, dispara: “Ele é uma espécie de Édith Piaf. Vai trabalhar até não poder mais e cair em palco. Provavelme­nte é o combustíve­l que o faz viver melhor. É um artista, por dentro, por fora, e pelos poros todos. Fazer televisão é uma forma de dar azo à sua veia artística.” Segundo Ana Marques, o colega tem “força de viver” e confessa que a enxaqueca crónica de que ela sofre é quase nada, comparada com o estado de saúde atual de Marco Paulo. “Ele é um herói. Não tem um cancro, tem uma caderneta de cromos de cancros. Vão-se colando uns nos outros, mas ele vai-lhes fazendo frente. Ele está ali na batalha”, confirma. Assumidame­nte a sofrer com dores de cabeça crónicas, Ana Marques consegue fazer humor com um tema tão doloroso, sendo esta a sua forma de fazer catarse do problema. “Nasci no dia mundial da luta contra a enxaqueca. Não tenho enxaquecas hereditári­as, tenho por efeméride. É chato, mas há imensas pessoas em Portugal que sofrem com isto, em especial as mulheres e isto é altamente incapacita­nte, e estou com elas. É por ver pessoas, como o Marco Paulo, a fazer quimiotera­pia que penso que a minha condição de saúde é quase nada.”

As partidas das filhas gémeas

Questionad­a sobre se aceitaria mudar de canal, caso se surgisse um convite, Ana Marques garante que nunca diria nunca. “Sou uma profission­al de televisão, não descarto nada. Estou muito feliz na SIC, acho que na minha fase da vida tudo depende mais do projeto do que agora ir abraçar outro canal. Não fecho portas a isso como não fecho a uma série de outras coisas. Não fecho portas até à hipótese de um dia me afastar da televisão e fazer outra coisa qualquer.” Quanto ao que ainda lhe falta fazer em televisão, e que adorava, a comunicado­ra revela: “Acho muita graça a concursos. Pessoas, ganha não ganha, acerta não acerta, muita brincadeir­a.

Não estou a tirar um coelho da cartola, mas adorava apresentar um dia um concurso.”

Sobre as filhas gémeas de 14 anos que tem em casa, Ana Marques também faz revelações inusitadas: “Hoje em dia, as raparigas da idade delas são todas apresentad­oras. Esta geração do Tik Tok é toda influencer.” Além disso, pregam partidas à mãe: “Já me ‘roubaram’ roupa e deixaram a minha coleçãozin­ha simpática de maquilhage­m depauperad­a.”

O Marco Paulo é um herói. Não tem um cancro, tem uma caderneta de cromos de cancros

 ?? ??
 ?? ?? Afinal houve ou não houve picardias entre Ana Marques e Marco Paulo? Ela responde: “Arranjámos uma maneira de nos entendermo­s que é muito engraçada.”
Afinal houve ou não houve picardias entre Ana Marques e Marco Paulo? Ela responde: “Arranjámos uma maneira de nos entendermo­s que é muito engraçada.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal