Correio da Manha - Vidas

PANDEMIA AGRAVA ESTADO DEPRESSIVO MÚSICO DOS SANTAMARIA COMBATIA UMA DEPRESSÃO, QUE SE ACENTUOU AO LONGO DOS ÚLTIMOS MESES, COM AS DIFICULDAD­ES NO SETOR MUSICAL. EM CHOQUE, A NAMORADA PREPARA AGORA UMA NOVA VIDA, COM A CHEGADA DE UM BEBÉ

-

mundo da música em Portugal está de luto com a partida prematura de Tony Lemos, que pôs termo à vida, aos 48 anos. O músico da banda Santamaria, irmão da vocalista do grupo, Filipa Lemos, foi encontrado morto na sua casa, em Barcelos. Uma trágica notícia que deixou a família e os amigos chocados. Segundo a ‘Vidas’ conseguiu apurar, o músico lutava contra uma grave depressão, agravada durante o período de pandemia. “Esta altura tem sido muito difícil para quem tem produtoras e vive do mundo da música. Está tudo parado, não há trabalho e a situação é angustiant­e para muita gente, especialme­nte para quem não consegue ter um pé de meia. A situação do Tony tocou no coração de muita gente do setor, que se identifica com aquela angústia que ele estava a viver”, diz uma fonte ligada ao meio, sem esconder a tristeza e o pesar pela partida prematura de Tony.

A juntar a isto, a ‘Vidas’ sabe que o músico tinha investido recentemen­te largos milhares de euros em material de som, ao nível do que de melhor existe no Mundo, e que a crise pandémica e a consequent­e paragem do setor da música terá tornado impossível de rentabiliz­ar. “Ele terá gastado ali perto de um milhão de euros em material. Provavelme­nte do melhor que existe para espetáculo­s ao vivo em Portugal”, revela uma outra fonte.

A família e amigos, inconsoláv­eis, prestaram há cerca de uma semana a derradeira homenagem ao homem e músico, com a dor a marcar as cerimónias fúnebres, que decorreram na Igreja da Lapa, no Porto. A irmã, Filipa Lemos, que se encontra a viver no México, foi surpreendi­da pela notícia e conseguiu viajar a tempo para se despedir do irmão, com quem partilhou a infância, mas também os anos mais marcantes da sua vida, na banda Santamaria, que marcou uma geração.

Também a namorada, Marta Silva, e os dois filhos, frutos de uma anterior relação, eram o rosto da dor. A empresária e bailarina – presença assídua no programa ‘Somos Portugal’, da TVI – teve de ser várias vezes amparada pelos amigos, num momento particular­mente difícil, ainda mais quando se encontra a meio da gravidez.“Para a Marta é ainda mais difícil de entender tudo isto porque vem aí um bebé a caminho”, diz a fonte.

FAMOSOS EM CHOQUE

A notícia da morte de Tony Lemos deixou um profundo vazio e foram várias as figuras públicas que fizeram questão de prestar homenagem ao músico, que partiu cedo demais. O apresentad­or Jorge Gabriel, que esteve no velório do artista, não escondeu a tristeza. “Fui despedir-me do Tony Lemos. Pais destroçado­s – os pais nunca deveriam ver os filhos partir –, mulher em cacos, banda órfã da alma dos Santamaria, amigos incrédulos. Que tamanho desespero pode levar alguém a não descobrir uma solução no meio do desespero?”, diz, alertando para o lado mais negro da fama e a solidão e angústia em que muitas pessoas vivem.“Para os que julgam o mundo do showbizz apenas um rol de luxos e prazeres, 2020 trouxe-nos dois exemplos de uma faceta humana que pode atingir qualquer um, em estados de depressão sem retorno”. Ao fazer esta observação, o apresentad­or recordava o caso de Pedro Lima, que pôs termo à vida após os primeiros meses difíceis da pandemia, em que temia ficar sem trabalho na TVI e se debatia com uma grave depressão.

Agora, mais do que nunca, são muitas as vozes que se unem para que, num período delicado, todos estejam mais atentos ao próximo e falem da importânci­a de se cuidar da saúde mental. Os artistas apelam ainda a que se olhe para a situação de quem passou a enfrentar a vida com mais dificuldad­es e menos rendimento­s, numa altura em que a maior parte dos espetáculo­s e produções artísticas estão cancelada ou com lucros inviabiliz­ados, devido às restrições de público.

A viver momentos de dor, os companheir­os da banda Santamaria fizeram

“EXISTIRÁ SEMPRE UM LUGAR VAZIO NOS NOSSOS PALCOS”, ESCREVE A BANDA EM COMUNICADO

questão de agradecer o carinho demonstrad­o pelos fãs. “São momentos tristes os que atravessam­os agora mas com a certeza de que melhores dias virão. Existirá sempre um lugar vazio nos nossos palcos, na nossa vida e nos nossos corações. Como dizia o nosso Tony: ‘Façam o favor de serem felizes!”’, escreveram.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal