Correio da Manha - Vidas

UNIDOS NA PIOR FASE DA MONARQUIA

REI RESISTE ÀS POLÉMICAS E ESPECIALIS­TAS CONSIDERAM QUE É A RAINHA QUEM ESTÁ NA BASE DE TODA A SUA ESTABILIDA­DE. CASAL É A IMAGEM DA HARMONIA

-

Se é verdade que a entrada de Letizia no seio da família real espanhola gerou muita polémica (uma plebeia, jornalista com ideias contrárias à monarquia e ainda por cima divorciada), o facto é que hoje parece unânime que ela é o grande pilar de estabilida­de do rei Felipe VI, isto naquela que é considerad­a a pior fase da história da coroa espanhola.

De acordo com alguns especialis­tas, Letizia é hoje o exemplo e a imagem da instituiçã­o, mas também o verdadeiro braço-direito de apoio de Felipe VI num dos piores momentos da sua vida. Além de ter sido obrigado a destronar o seu pai, ainda teve de ver a sua irmã (infanta Cristina) sentar-se no banco dos réus (acusada dos crimes de branqueame­nto de capitais e fraude fiscal na gestão de fundos públicos) e ver o seu cunhado (Iñaki Urdangarin) ser preso. A juntar a isto, ainda teve de assistir às constantes humilhaçõe­s publicas a que a mãe, Sofia, foi sujeita por causa dos alegados casos amorosos de Juan Carlos.

A verdade é que, apesar de tudo, Felipe e Letizia continuam a passar uma imagem de casal inabalável e intocável sempre que fazem aparições publicas, como de resto aconteceu recentemen­te, no Prémio Princesa das Astúrias,

onde, juntamente com as filhas, Leonor e Sofia, deixaram passar a imagem de uma família orgulhosa e à prova de quaisquer polémicas.

Recorde-se que a entrada de Letizia na família real espanhola não foi consensual por parte da opinião pública. A jornalista não tinha sangue azul e não era propriamen­te uma defensora da monarquia. Divorciada, muitos acharam que nunca chegaria ao Palácio de Zarzuela.

A ENTRADA DE LETIZIA NA FAMÍLIA REAL ESPANHOLA NÃO FOI CONSENSUAL POR PARTE DA OPINIÃO PÚBLICA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal