Correio da Manha - Vidas

A DOR DA ÚLTIMA HOMENAGEM

QUASE TRÊS SEMANAS APÓS A MORTE DO MARIDO, SINDIKA DOKOLO, ISABEL DOS SANTOS DESPEDIU-SE DO COMPANHEIR­O. AS PALAVRAS DA FILHA MAIS VELHA COMOVERAM A CATEDRAL DE WESTMINSTE­R

-

Foi uma homenagem grandiosa aquela que Isabel dos Santos preparou para o marido, Sindika Dokolo, que morreu no passado dia 29 de novembro, aos 48 anos, enquanto praticava mergulho livre, no Dubai.

Três cerimónias decorreram em simultâneo e tiveram transmissã­o em direto e em contínuo na televisão angolana. No Congo, a terra natal do colecionad­or de arte, a família nuclear prestou a sua homenagem, e em Angola, onde viveu grande parte dos anos, estavam muitos amigos e artistas que cantaram em memória de Sindika. Em Londres – onde o casal se conheceu – decorreu a cerimónia principal, com a missa de corpo presente a juntar a família mais chegada.

A filha do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos não escondeu a dor de perder o grande amor da sua vida e pediu para rezarem por Sindika. “Rezemos pelo descanso da sua alma, pela família e amigos do nosso amado Sindika, para que encontrem força e consolo no seu luto”, disse Isabel dos Santos, de voz embargada. Antes, já a empresária angolana tinha assistido emocionada às palavras da filha mais velha, que represento­u os irmãos na despedida ao pai com uma mensagem repleta de ternura.“Se há uma coisa que aprendi contigo foi a viver em pleno, sem medo de arriscar, a sair da zona de conforto. És um exemplo, amamos-te”, disse a jovem, acrescenta­ndo que o pai sempre acreditou em si e lhe deu confiança, nos momentos mais difíceis.“És a minha pessoa favorita e vais ser sempre. Cumpriste a promessa que fizeste no dia em que nasci: que me darias tudo. E deste. Uma família, os meus irmãos e, mais especial, a minha mãe. Obrigada”, disse a filha mais velha, emocionand­o os presentes.

Numa altura em que ficar em casa é um dever, são muitos os famosos que aproveitam o tempo livre e há planos para todos os gostos! A pandemia da Covid-19 obrigou a uma mudança drástica de hábitos e as redes sociais espelham a realidade atual.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal