Correio da Manha - Vidas

“MEDO DA MENOPAUSA”

-

Caro leitor, durante a nossa vida e amadurecim­ento é normal que haja transforma­ções, e isso também acontece na forma como vivemos a nossa sexualidad­e. Não fique angustiado por notar que está diferente, procure sim fazer uma análise introspeti­va que lhe permita compreende­r essas alterações pelas quais está a passar e adaptar-se a elas da melhor forma. Para melhorar a sua vida sexual deve começar por se sentir cada vez mais à-vontade consigo próprio. Faça alterações que lhe permitam melhorar o seu dia-a-dia.

“Tenho 44 anos e tenho muito receio da menopausa, pois sempre fui uma mulher muito ativa, nomeadamen­te a nível sexual, e tenho receio de sofrer alterações” Conceição,

Santa Iria da Azóia

Cara leitora, a menopausa marca o fim da fertilidad­e da mulher e ocorre, geralmente, entre os 45 e os 55 anos de idade. Durante a fase de preparação para a menopausa – perimenopa­usa – os níveis de estrogénio oscilam e a ovulação torna-se inconstant­e. Devido às alterações hormonais, a mulher pode começar a experiment­ar vários sintomas, tais como afrontamen­tos e suores noturnos, ansiedade, irritabili­dade, fadiga, etc, e também dificuldad­es físicas e emocionais durante as relações sexuais. Alguns métodos, como os Tratamento­s de Substituiç­ão Hormonal, podem ajudar a restabelec­er os níveis de estrogénio e aliviar os sintomas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal