Correio da Manha - Vidas

Anna Westerlund

VIÚVA DE PEDRO LIMA REVELA DETALHES DA MORTE DO ATOR

-

Depois de tudo o que aconteceu, Anna Westerlund e o filho mais velho de Pedro Lima, João Francisco, sentem que têm a missão de se tornarem numa espécie de embaixador­es da saúde mental em Portugal. Os dois juntaram-se a uma associação, a Ivory, com o objetivo de ajudar pessoas que estejam a tentar combater estados depressivo­s, num legado em que tudo fazem para honrar a memória do ator.

Como pretexto desta iniciativa, a viúva de Pedro Lima acabou por recordar os últimos momentos do companheir­o, e assume que este tinha vontade de se tratar e ficar bem. “O Pedro estava a ser seguido por um psicólogo e um psiquiatra em consultas online. Tinha uma vontade enorme de se tratar. Há medicament­os que têm como possível efeito secundário o suicídio. Se o diz, é porque em algumas pessoas causará esse efeito. Isto é um facto, não é uma especulaçã­o”, diz, tentando entender o porquê de o ator ter posto termo à vida – foi encontrado morto a 20 de junho na praia do Abano, em Cascais.

O DRAMA DA DEPRESSÃO

Depois de ter convivido tão de perto com o drama de uma depressão profunda, que culminou com a morte de Pedro Lima, Anna Westerlund sente agora que tem de ajudar a quebrar tabus sobre um assunto que, no seu entender, ainda é muito pouco falado.

“Cerca de 800 mil pessoas morrem de suicídio a cada ano no mundo, sendo essa a segunda principal causa de morte em pessoas com idade entre 15 e 29 anos”, escreveu, acrescenta­ndo que este é um cenário que se tem agravado por causa da pandemia e que é urgente debater. “Sinto que o momento que vivemos torna urgente que se fale de saúde mental e de depressão sem tabus. De um dia para o outro, passámos a contar contaminad­os e óbitos, ficámos sem liberdade como a conhecíamo­s, a viver uma inseguranç­a em relação ao futuro e presos numa paranoia do presente. Pensar que isto não terá repercussõ­es na saúde mental das pessoas é sermos muito ingénuos”, concluiu a ceramista.

 ??  ??
 ??  ?? 1
1. O filho mais velho de Pedro Lima, João Francisco, juntou-se a uma associação que pretende ajudar pessoas que estejam a passar por estados depressivo­s graves
2. Pedro Lima foi encontrado morto a 20 de junho na praia do Abano, Cascais 2
1 1. O filho mais velho de Pedro Lima, João Francisco, juntou-se a uma associação que pretende ajudar pessoas que estejam a passar por estados depressivo­s graves 2. Pedro Lima foi encontrado morto a 20 de junho na praia do Abano, Cascais 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal