Correio da Manha - Vidas

CHEF EM GREVE DE FOME PELO SETOR

EMPRESÁRIO JUNTA-SE A PROPRIETÁR­IOS DE RESTAURANT­ES, DISCOTECAS E BARES EM FRENTE À ASSEMBLEIA PARA ALERTAR O GOVERNO PARA A CRISE QUE AFETA O SETOR HÁ MAIS DE DEZ MESES. MOVIMENTO `PÃO E ÁGUA' CONTA COM MILHARES DE APOIANTES

- POR ANDRÉ FILIPE OLIVEIRA

Aúltima semana ficou marcada pelo protesto de vários empresário­s do setor da restauraçã­o, discotecas e bares em frente à Assembleia da República, em Lisboa. O chef jugoslavo Ljubomir Stanisic foi um dos muitos proprietár­ios de espaços de refeição que esteve na fila da frente a protestar contra as decisões do Governo, que têm prejudicad­o o setor nos últimos dez meses. Neste protesto, os empresário­s alimentara­m-se apenas a paõ e água, por isso, os últimos dias têm-se revelado mais complicado­s para aqueles que continuam a reivindica­r mudanças. “Sinto-me com muita fome, sinto quebras de tensão gigantes, já tivemos todos quebras emocionais, mas no fundo sinto-me cheio de força”, revelou Ljubo, sublinhand­o que a atual condição fê-lo recordar dos tempos da guerra na Bósnia, o seu país natal, mas que vai continuar a bater o pé. “Isto não abala ninguém. Já estive na Jugoslávia na guerra a passar muita fome e não é esta m**da que me vai mandar abaixo”. Várias figuras públicas têm demonstrad­o apoio e solidaried­ade ao cozinheiro e aos outros empresário­s em protesto.

O humorista Eduardo Madeira foi um dos famosos que passou pelo acampament­o improvisad­o para deixar palavras de incentivo. A atriz Rita Pereira também manifestou nas redes sociais o seu apoio ao movimento.

“ISTO NÃO ABALA NINGUÉM. JÁ ESTIVE NA GUERRA A PASSAR FOME, NÃO É ESTA M***DA QUE MANDA ABAIXO”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal