Correio da Manha - Vidas

Letizia VICIADA EM REINAR MESMO NAS FOLGAS

RAINHA LEVANTA-SE ÀS SETE DA MANHÃ, LEVA IAS FILHAS À ESCOLA E REGRESSA AO PALÁCIO ONDE COMEÇA A TRABALHAR NA PREPARAÇÃO DE DISCURSOS E COMPROMISS­OS OFICIAIS. ASSIM É O DIA-A-DIA DA MONARCA ESPANHOLA

-

Éuma verdadeira rainha a tempo inteiro. Desde que assumiu o papel de monarca em 2014, Letiza só pensa mesmo em reinar, missão que não esquece nem nas horas livres, ocupando-se com reuniões privadas, com o acompanham­ento de assuntos em que está envolvida ou com a preparação de discursos. Segundo fontes próximas, mesmo quando vai às compras, a rainha de Espanha pauta sempre todas suas escolhas pensando nos atos públicos e na melhor forma de se apresentar perante o país e o mundo.

Se é verdade que o número de atos oficiais baixou drasticame­nte este ano por causa da pandemia, o facto é que nem por isso Letizia aliviou a sua agenda, da qual obviamente também fazem parte os seus momentos em família.

O dia da rainha começa às sete da manhã quando Letizia se levanta para tomar o pequeno almoço com as filhas e o marido. Se não houver compromiss­os pela manhã e não precisar de passar pelas mãos da sua cabeleirei­ra pessoal, Luz Valero, Letizia é a própria a conduzir Leonor e Sofía até à escola Santa María de los Rosales, que fica a poucos quilómetro­s do palácio de Zarzuela, no bairro de Aravaca, em Madrid. De regresso ao palácio, começa então o seu dia de trabalho, sozinha ou com Felipe, sobretudo se com o rei tem de tratar de atos em comum, como, por exemplo, viagens.

Segundo fonte do palácio, é Letiza quem escreve os seus próprios discursos, embora diante do microfone, acabe sempre por lhes acrescenta­r uma ou outra palavra . Ainda assim é muito perfecioni­sta e cuidadosa com tudo o que escreve por forma a que a sua mensagem chegue de forma clara aos espanhóis. É nestas alturas que puxa pela sua veia de jornalista.

Por causa da pandemia, a rainha tem realizada muitas reuniões no palácio, ou presenciai­s ou por videoconfe­rência, que não são do conhecimen­to público. Letiza opta quase sempre por fazê-las em ambiente discreto, numa sala de paredes brancas, sem revelar muito da sua privacidad­e.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal