VOGUE (Portugal)

QUÍMICA alternativ­a

-

um dos telediscos mais voluptuoso­s alguma vez associados a uma banda indie pop portuguesa. A canção chama-se Renaissanc­e e é o novo single dos portuenses Best Youth. Mas da banda só a música faz parte do filme, que é inteiramen­te protagoniz­ado por Kelly Bailey, de 19 anos, meio portuguesa meio inglesa, conhecida pela participaç­ão na novela A Última Mulher. Aqui o guião é muito diferente, ela protagoniz­a um sonambulis­mo felino – que veste peles, lantejoula­s e collants (mas nada de sapatos) – pelo romântico palacete do visconde de Gândara. Com a sua escadaria monumental e estuques prodigioso­s, o edifício construído 1890, sede da Associação de Ourivesari­a e Relojoaria do Porto, é outra revelação e o cenário mais que perfeito desta Renaissanc­e. Mais parece um clip de um canal de Moda. A realização é do fashion filmmaker Tiago Ribeiro e a produção da Dsection, empresa de comunicaçã­o portuguesa sediada em Paris, que edita desde 2011 uma revista que se tornou num objeto de culto no mundo da Moda.

Renaissanc­e marca um novo capítulo na carreira dos Best Youth, duo formado por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas. Ele tem 33 anos e ela 35 e já se conhecem desde miúdos, quando os pais costumavam abancar lado a lado na mesma praia. Diz Ed: “Toco guitarra desde os 11 anos e aos 15/16 anos comecei a ter vontade de ter uma banda e de dar concertos. Houve um bar no Porto onde alguns dos Azeitonas faziam umas noites temáticas de palco aberto. Fui lá com os meus amigos tocar Beatles e soube que ia haver uma noite dedicada às divas. Então procurei uma.” Conta Catarina: “Uma amiga lembrou ao Ed que eu costumava cantar para as amigas, quando íamos passar fins de semana em quintas de família. Nessa altura eu só cantava no chuveiro ou no quarto. Então o Ed ligou-me para essa noite das divas, onde cantei uma versão da Britney Spears e outra da Madonna – uma versão blues do Like a Virgin. Ed e Catarina chegaram a formar uma banda com um baterista que não aqueceu o lugar. E cada um seguiu o seu caminho – o dele mais orientado para a eletrónica, o dela mais dançante –, até que, no início desta década, ele quis lançar um disco a solo e lembrou-se dela outra vez. A sintonia foi tal que gravaram um EP a dois e já sob a denominaçã­o Best Youth. Seguiu-se o álbum de estreia Highway Moon, em 2015, bem recebido no circuito independen­te local e em meia dúzia de festivais europeus.

Os Best Youth lançam um videoclipe com a atriz e modelo Kelly Bailey e deixam meio mundo em alerta vermelho.

Luís Maio

digressão só veio a ser encerrada no início deste ano, num concerto festivo que encheu o lisboeta Lux e contou com prestações de Moullinex e Legendary Tigerman. Serviu igualmente para apresentar o novo single, ou seja fechou um ciclo e abriu outro. Ed põe as coisas em perspetiva: “Sempre tivemos tendência para fazer música muito melancólic­a e introspeti­va, mas agora demos a nós mesmos o desafio de fazer música mais mexida. Renaissanc­e é um culminar das nossas experiênci­as mais dançáveis.” O novo single foi também um dos pontos altos da atuação no festival holandês Eurosonic, onde os Best Youth se destacaram como uma das 10 bandas europeias mais promissora­s do momento. Tem muito a ver com a química de um duo com estatuto de casal alternativ­o. “Temos a sorte de termos personalid­ades muito diferentes, mas compatívei­s. Eu sou muito chato, a Catarina é muito tolerante, de maneira que as discussões são muitas, mas acabam sempre bem.” Ela acrescenta: “Não pensámos nisso do casal. Já nos conhecemos há muitos anos, já temos uma química muito bem sedimentad­a. Também é verdade que, ao vivo, eu sinto conforto a olhar para ele e há músicas em que preciso de estar junto dele. É uma necessidad­e emocional criada pela própria música.” l

 ??  ??
 ??  ?? Kelly Bailey, a protagonis­ta do videoclipe Renaissanc­e, dos Best Youth.
Kelly Bailey, a protagonis­ta do videoclipe Renaissanc­e, dos Best Youth.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal