VOGUE (Portugal)

PIONEIRA

-

A modelo Hanne Gaby Odiele conta como foi crescer sendo intersexo, a decisão de se assumir – e a sua nova missão de defesa e apoio à comunidade.

Por Lynn Yaeger. Quando tinha duas semanas de vida, Hanne Gaby Odiele sofreu uma infeção. Os pais levaram-na ao hospital, junto à sua terra natal, Kortrijk, na Bélgica. Os médicos fizeram-lhe análises ao sangue – e informaram Franke e Annie Termote que o seu menino ia ficar bom. Menino? Ficaram perplexos. As análises revelaram que a criança sofria de uma condição clínica conhecida como síndrome de insensibil­idade ao androgénio (SIA) – embora fosse geneticame­nte do sexo masculino, com um cromossoma X e um Y, era resistente às hormonas masculinas, ou androgénio­s. Hanne nasceu com testículos internos e sem útero nem ovários. Os médicos da família Termotes nunca tinham visto nada assim. O casal foi encaminhad­o para um especialis­ta, que deu a mesma informação ouvida vezes sem conta pelos pais de Hanne enquanto a filha crescia – era intersexo. Iria precisar de cirurgias corretivas e era fundamenta­l que tudo fosse mantido em segredo, inclusive da própria Hanne.

Odiele tem agora 28 anos. É modelo e já pisou passerelle­s, de Chanel a Givenchy e Prada, e protagoniz­ou campanhas da Mulberry e Balenciaga. Conta-me tudo isto enquanto bebemos champanhe, ao início da tarde, num restaurant­e em Nolita onde a decoração cor-de-rosa pastilha elástica condiz com a sua camisola felpuda da Acne Studios. Um sublinhado involuntár­io do estereótip­o “o rosa é para raparigas” – uma coincidênc­ia interessan­te para a nossa conversa, diz a rir-se.

Na nova paisagem do sexo e do género – num mundo onde os direitos trans e gay têm feito conquistas incríveis – o intersexo é, possivelme­nte, o último tabu. A decisão de Odiele de se assumir, revelando todos os pormenores do corpo com que nasceu, e de se tornar porta-voz e defensora da comunidade intersexo é um ato de enorme bravura. Embora ela reconheça ter sido inspirada por Hari Nef e Andreja Pejic, modelos trans que já desfilaram em passerelle­s importante­s, Odiele está a explorar território­s desconheci­dos – é impossível identifica­r uma única pessoa, em qualquer área, que seja assumidame­nte intersexo.

Intersexo é, na verdade, um termo abrangente para mais de 30 condições diferentes em que uma pessoa nasce com uma variação na sua anatomia sexual. Durante décadas, a maioria dos médicos reagiu aos bebés intersexo mandando-os para a sala de operações. A dra. Ilene Wong, MD, uma urologista que já tratou adultos intersexo diz que, nos últimos anos, “a paisagem está a mudar, as pessoas a tornaream-se consciente­s das consequênc­ias. Algumas coisas não precisam de ser corrigidas! Às vezes

 ??  ?? Na semana de Moda de Paris, 2015. Em baixo, Com o namorado John Swiatek na campanha Alexander Wang, P/V 2016.
Na semana de Moda de Paris, 2015. Em baixo, Com o namorado John Swiatek na campanha Alexander Wang, P/V 2016.
 ??  ??
 ??  ?? No backstage do desfile de Gabriela Cadena, P/V 2016, em Nova Iorque.
No backstage do desfile de Gabriela Cadena, P/V 2016, em Nova Iorque.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal