Volta ao Mundo

Cdaap ceirtveaja­l Bem-vindo à

-

Não há dia em que os surfistas não entrem nas águas frias do rio Eisbach. Tornaram-se uma atração: afinal, ninguém espera ver gente de prancha debaixo do braço em plena cidade. Indiferent­es às muitas fotos tiradas desde a ponte da Prinzregen­tenstrasse, perto da galeria de arte contemporâ­nea Haus der Kunst, 1 limitam-se a apanhar ondas sem chocar com os muros. Apenas uma das muitas surpresas de Munique, terceira maior cidade alemã e capital da Baviera, mais famosa pela trilogia futebol, automóveis e cerveja.

Os fãs da bola têm como atrativo o FC Bayern Erlebniswe­lt, museu instalado na Allianz Arena,

2 obra assinada pelos reconhecid­os arquitetos Jacques Herzog e Pierre de Meuron; os apreciador­es das quatro rodas têm à disposição o museu e o centro de vendas da BMW. Está repleto de modelos que fizeram a história da marca e da própria indústria automóvel. Fica perto do Parque Olímpico que recebeu a

3 competição em 1972. Hoje tem um oceanário e serve de palco para concertos. Já a cerveja bebe-se por todo o lado, mas sabe ainda melhor nos Biergärten (ou jardins de cerveja). Seja no Viktualien­markt, o

4 mercado da cidade, onde tanto se pode comprar as inevitávei­s salsichas como frutas exóticas, ou num qualquer parque verdejante. Importante é conhecer o código: mesas com toalha obrigam a consumo além da bebida, se não têm toalha significa que o cliente pode trazer a sua própria comida.

E cerveja é o que mais há na afamada Oktoberfes­t. Em 2015 foi visitada por cerca de seis milhões

5 de pessoas – daí o título de maior festa do mundo – e foram consumidos 7,7 milhões de litros. Com origem na festa de casamento do príncipe Luís da Baviera com a princesa Teresa da Saxónia, em 1810, este ano começa a 17 de setembro e prolonga-se até 3 de outubro. Não faltarão bandas, comida e desfiles de trajes tradiciona­is. Aliás, a população faz questão de aderir orgulhosam­ente ao dress code, investindo em vestidos, chapéus ou em calças de couro. É uma grandiosa celebração popular e quem pretender esperar até lá para visitar a cidade deve fazer reserva de hotel com significat­iva antecedênc­ia – ou seja, agora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal