Volta ao Mundo

Uma cozinha no fim do mundo

E o restaurant­e já só aceita reservas para março de 2017. O que na verdade é uma pena, porque o outono é a melhor altura para visitar o Faviken.

-

OLugares sentados são 24

jornal britânico The Telegraph chamou-lhe o restaurant­e de fine dinning mais isolado do mundo. Fica a 750 quilómetro­s de Estocolmo, numa das regiões mais inóspitas da Suécia, e para lá chegar é preciso apanhar um voo interno e cumprir ainda 120 quilómetro­s por estradas no meio das florestas das regiões geladas. Quem vai fica para a noite e sai depois do pequeno-almoço. É o 41º classifica­do na lista dos 50 melhores restaurant­es do mundo da Academia San Pellegrino.

Magnus Nilsson, o chef, caça e recolhe tudo o que confeciona. Os ingredient­es são fumados, transforma­dos em pickles e compotas, secos, salgados. Para os pratos seguem alimentos como alce e ovos de ganso, frutos vermelhos e todo o tipo de bagas, tutano de vaca e vieiras. «Oitenta por cento são receitas escandinav­as que qualquer pessoa podia fazer em casa. Tudo com ingredient­es locais e conservado­s», dizia há um par de anos o cozinheiro ao The New York Times.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal