Volta ao Mundo

-

Se tem alergias, sabe que elas podem fazer a diferença entre ter umas boas e umas más férias. Sobretudo nesta altura do ano. Os pós, os ácaros e os alergénico­s estão sempre ao nosso lado. Por isso é importante protegermo-nos deles e das suas consequênc­ias.

Se vai de viagem, confirme os relatórios de pólenes para o lugar para onde vai ficar e por onde vai passar. Saiba que lugares húmidos, quentes e ventosos podem fazê-lo esperar uns dias miseráveis. Se vai fazer uma viagem de carro escolha um dia mais fresco ou depois de um dia de chuva forte. Ligue o ar condiciona­do no máximo antes de entrar no carro – seja calor ou frio – e depois desligue mas não abra as janelas, é por aí que entram todos os pólenes. Viaje de manhã cedo ou à noite, quando a qualidade do ar é melhor.

Fale com o seu médico habitual - ou na consulta do viajante - porque ele pode- rá ter soluções em que não pensou, ou fazer ajustament­os de medicação. Peça-lhe também um contacto de emergência caso seja preciso. Por falar nisso, leve toda a sua medicação consigo, mesmo consigo, e não na bagagem de porão. E mesmo em quantidade­s maiores do que precisa - lembre-se de que é muito difícil conseguir medicament­os sem receita em determinad­os países. Leve um anti-histamínic­o, para emergência. E, em casos de maior necessidad­e, é possível levar epinefrina injetável.

Se vai de comboio, não se esqueça de ter os medicament­os consigo, porque quando as portas se abrem, os pólenes entram.

Nos hotéis, se conseguir, areje os quartos, abra as janelas. Os quartos de hotel, sobretudo em cidades e junto a estradas, são lugares favoritos para ácaros e pós. Peça um quarto que seja livre de bichos e o mais longe possível da piscina interior, se for o caso.

Se as suas férias forem ao ar livre, escolha uma altura do ano em que os pólenes estejam mais baixos – o campismo pode ser um autêntico inferno para quem é alérgico ou tem asma. Se é asmático prepare-se com o seu médico antes. Usar óculos de sol e chapéu também pode evitar os pólenes. Faça-o.

E não se esqueça do seguro de saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal