Volta ao Mundo

Uma casa para levar às costas

Design

- Kodasema.com

A Koda é uma casa móvel, com simples, minimalist­a, prática. Os criadores garantem que se constrói em menos de um dia, ou seja, pode levá-la para férias, ou para uma temporada, onde quiser.

Éuma casa prefabrica­da, de 25 metros quadrados. é uma casa muito engraçada, mas ao contrário da cançaõ, tem tudo o que é necessário – sala de estar, cozinha, casa de banho e um mezzanino onde fica o quarto. E pode ser colocada e transporta­da para todo o lado. A sua construção, garante Kodasema, empresa com sede em Tallinn, na Estónia, demora menos de sete horas. Os materiais utilizados são «sustentáve­is e reciclávei­s, a arquitetur­a garante o melhor da luz natural e os painéis solares dão energia à iluminação LED».

Únicas condições a respeitar: um terreno plano, onde haja ligação de água, eletricida­de e esgotos. A ideia é que também possa ser mais do que uma simples casa: um pequeno café, escritório, estúdio, centro de estudos ou oficina. Ou, até, uma casa de verão que pode ser mudada à medida dos gostos e necessidad­es. Um dia pode estar na praia, no ano seguinte pode-

vai passar a voar entre Lisboa e No Nova Iorque. As ligações começam no verão de 2017. se levá-la para o campo. É uma espécie de hotel privativo, com a vantagem de poder instalar-se mesmo onde não há hotéis disponívei­s.

O projeto é ainda um protótipo, no entanto, já foi pré-selecionad­o para o Prémio Pequenos Projetos do Festival Mundial de Arquitetur­a 2016, que decorre em Berlim, entre 16 e 18 de novembro. Disponível na Estónia, custa 85 mil euros. Cada casa custa 85 mil euros. Tem 25 metros quadrados.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal