Volta ao Mundo

VAMOS APRENDER PARKOUR?

- Wildfitnes­s.com trilanka.com hrhriviera­maya.com

Não, não é para todos, mas também não é preciso ser-se o James Bond. Já há cursos para principian­tes e alguns hotéis disponibil­izam programas de parkour como atividade complement­ar.

Acena tornou-se viral: Daniel Craig, isto é, James Bond, a fazer uma perseguiçã­o num guindaste, no filme Casino Royale. Saltava de um sítio para o outro, com rapidez e eficácia, usando apenas as capacidade­s motrizes do corpo. Era o empurrarão de que o parkour precisava para o reconhecim­ento internacio­nal. Uma modalidade nascida no final dos anos 1980, em Paris, criada por David Belle. Ele que se terá inspirado em algumas técnicas do pai, veterano das forças especiais francesas. Um desporto perigoso? Os portuguese­s talvez ainda tenham na memória o acidente de Carlos Lopez - duplo de Hollywood que morreu em Lisboa, em 2014, ao cair de uma altura de mais de 15 metros - se bem que os praticante­s garantam que os acidentes são raros. A Wildfitnes­s, por exemplo, empresa especializ­ada em retiros de bem-estar, acaba de lançar um programa de quatro dias, em Berlim, em que os praticante­s terão a oportunida­de de aprender várias técnicas nos espaços verdes da cidade. Mas não é caso único. Na Ásia, o Sri Lanka’s Tri Hotel vai abrir este outono um circuito holístico de parkour, ao passo que no México o hotel Hard Rock Riviera Maya está prestes a inaugurar um campo de treino. Ambos no meio da natureza.

O

não é apenas uma modalidade urbana

Há mesmo quem diga que o seu nascimento terá tido origem nas Caraíbas, no início do século xx, depois da erupção de um vulcão na ilha de Martinica. Georges Hébert, um então tenente da marinha, anotou a destreza com que os locais se moviam no terreno, ao contrário dos europeus que seguiam pelas estradas danificada­s.

parkour

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal