Volta ao Mundo

FORT WORTH

A terra dos cowboys... e não só

-

Fort Worth também vem nos filmes e, sobretudo, nos livros de história, apesar de não ser um nome tão imediato como Dallas. A cidade do gado, dos cowboys. O seu símbolo é uma cabeça de gado com uns longos cornos. E será que ainda há animais a circular pela rua e rodeo ao fim de semana?

Sim. A primeira impressão é bem diferente. Encontramo­s uma cidade organizada – aparenteme­nte pequena até porque tem cerca de setecentos mil habitantes, a quinta maior do Texas e a 16ª maior do país –, onde a circulação é fácil até para dois portuguese­s sem GPS e pouco sentido de orientação. Não há arranha-céus, apenas meia dúzia de edifícios mais altos, uma Baixa onde as crianças brincam na rua (Sundance Square), menos polícia, uma escala mais humana. A típica província que cresceu, mas que não perdeu o cheiro a campo. Até porque o campo continua a dois passos do centro, em Stockyards. É para lá que seguimos. É para lá que todos seguem.

Currais é a tradução de Stockyards. Foi ali que a cidade foi buscar a sua frase mantra: «Onde o Oeste Começa.» É turismo, é marketing, mas tem os pés assentes na história. No século Fort Worth era a última entrada, o último ponto de paragem no perigoso Oeste. Com a rede ferroviári­a, em 1876, tornou-se o maior ponto de comércio de gado do país. No final desse século chegaram a ser negociadas dez milhões de cabeças de gado. Cowtown, assim lhe chamavam. A vida noturna, repleta de saloons, tinha boa fama para quem quisesse má-vida. Ainda lá estão bares como o PR’s Sallon, classifica­do como «o melhor local do país para conhecer solteiros». E continua a haver animais, mas o ambiente é bem mais turístico e familiar. Todos os dias há largadas de bois e de vacas. Largada é como quem diz. Passeio.

Espetáculo a sério é no Billy Bob’s, o maior honky-tonk do mundo. Pena ser segunda-feira. Os dias da semana são os melhores para sair à noite, mas não aqui. «Deviam ter vindo à sexta ou ao sábado», diz-nos a rapariga do bar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal