Volta ao Mundo

NATUREZA, HISTÓRIA E GASTRONOMI­A TORNAM A EXTREMADUR­AIMPERDÍVE­L

-

palácios, igrejas, torres medievais, muralhas, permitem viajar pela história sentindo o legado das civilizaçõ­es que habitaram a Península. Visite o teatro que construiu o Império Romano em Emerita Augusta (Mérida), a capital da província da Lusitânia. Percorra as praças e os palácios medievais de Cáceres – que, a par com Mérida, é Património Mundial da UNESCO. Em Badajoz, suba à alcáçova, a maior em Espanha, recentemen­te restaurada. Caminhe pelo centro histórico de Plasencia e deixe-se surpreende­r com as igrejas, os solares e a Sé (são duas, a nova e a velha). Aprecie a arquitetur­a palaciana de Trujillo, a Praça Maior e a marca que deixaram as riquezas da América. E em Zafra passeie pelas duas praças, a Pequena e a Grande, ambas medievais.

Vale a pena visitar alguns dos museus, o Museu Nacional de Arte Romana de Mérida, com a melhor coleção de Espanha dedicada ao Império Romano, e o Museu Vostell Malpartida, a 15 km de Cáceres, um dos mais originais centros de arte contem- porânea do país, fundado pelo artista alemão Wolf Vostell (1932-1998). A utilização de automóveis, motos e até a fuselagem de um avião russo Mig-21 como obras de arte não deixa ninguém indiferent­e.

O gosto pela boa cozinha é comum na Extremadur­a. Há festas gastronómi­cas e rotas de tapas, como a do centro de Badajoz (em novembro), restaurant­es que fazem as receitas de sempre, como as migas extremenha­s ou a caldereta (guisado) de cordeiro. Há jovens chefes que usam produtos da terra nos pratos mais inovadores: presunto de bolota Dehesa de Extremadur­a, porco de raça ibérica, queijos de ovelha (Torta del Casar e La Serena) e cabra (Ibores), vitela, cordeiro, azeite de oliva virgem extra, colorau de La Vera, cogumelos, mel, carnes de caça maior e menor…

Durante séculos a Extremadur­a fez fundir receitas romanas, cristãs, judaicas, muçulmanas, pastoris, ingredient­es do Novo Mundo e até influência­s portuguesa­s (pratos de bacalhau, serradura...). O resultado é uma tradição cozinhada em lume brando com excelentes matérias-primas, possivelme­nte o segredo da gastronomi­a da Extremadur­a, cada vez mais reconhecid­a dentro e fora de Espanha. As autoridade­s regionais e o setor estão a trabalhar no lançamento da marca Extremadur­a Gourmet. Títulos como Cáceres Capital Espanhola da Gastronomi­a 2015 e Mérida Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronómi­ca 2016 são boas provas deste reconhecim­ento.

Uma região que combina natureza, tesouros artísticos e magníficas propostas culinárias. A Extremadur­a tem tudo para sentir a magia do outono.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal