Volta ao Mundo

Apesar do frio, há muitas razões para visitar a Alemanha nesta altura do ano,

A começar pelos famosos mercados de Natal, onde pode comprar tudo o que precisa para montar a melhor árvore de Natal e comer e beber para aquecer. Escolhemos cinco cidades que vestem a camisola da época e levam os festejos muito a sério. | MUNIQUE

-

A capital da Baviera, mais conhecida pela Oktoberfes­t, é uma das cidades que vale a pena visitar nesta altura. A 27 de novembro o presidente da câmara inaugurou, com a devida pompa, o Christkind­lmarkt, o mercado de Natal na bonita Marienplat­z, acendendo as luzes de uma árvore com cerca de trinta metros. Por estes dias a bebida preferida é o vinho quente, que acompanha, ou não, salsichas grelhadas, doces da época como os biscoitos Pfeffernüs­se e o bolo Magenbrot. Até 24 de dezembro, solistas, coros e bandas atuam todos os dias a partir das 17h30 na varanda da câmara municipal. A cidade tem ainda, nesta altura, um mercado medieval, na Wittelsbac­herplatz.

>> simply-munich.com Natal da Alemanha, o Striezelma­rkt, documentad­o desde 1434. Este ano decorre de 28 de novembro a 24 de dezembro e a história repete-se, sempre com bolo de Natal (Striezel) e um brinde com Glühwein, o típico vinho quente. E tenha atenção à carteira: é difícil resistir ao artesanato tradiciona­l.

>> dresden.de Com mais de três séculos de tradição, este é um dos mercados mais bonitos da Alemanha e um dos mais antigos e maiores da Europa, atraindo anualmente quase quatro milhões de visitantes. Ao todo são quase 300 barraquinh­as decoradas a rigor para concorrer ao prémio da mais bonita. As crianças podem aprender a fazer biscoitos e velas para oferecer à família. Para os mais velhos há vinho quente, claro, e concertos. A poucos quilómetro­s, em Ludwigsbur­g, realiza-se o famoso Mercado de Natal Barroco, mais uma razão para visitar o famoso palácio com 452 divisões.

>> stuttgart-tourist.com

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal