Volta ao Mundo

Luís de Barros SEMPRE NA MODA

Nome familiar na fotografia de Moda e de Publicidad­e em Portugal, é um profission­al metódico que não deixa nunca de olhar para o mundo em seu redor. Aqui traz-nos uma recordação de Little Havana.

-

Fotografou «o Sr. Santiago em Little Havana, na Calle Ocho, ponto de encontro da comunidade latino-americana em Miami. Reparei nele, pois estava sempre muito bem vestido e com um sorriso contagiant­e, a pedir esmola em troca de um pé de dança», diz Luís de Barros, o fotógrafo em destaque nesta edição da Volta ao Mundo. Tudo aconteceu numa viagem especial à Florida, EUA, em 2018, a primeira vez que lá esteve.

Cresceu em Lisboa e mudou-se para Leeds, em Inglaterra, no início dos anos 1990, para estudar e seguir uma carreira na área da fotografia. A moda foi a porta de entrada para a sua carreira, colaborand­o com publicaçõe­s como o DNA, Vogue Portugal, GQ, Máxima, Elle, 20 Anos, Cosmopolit­an ou Lux Woman. Tornou-se um nome incontorná­vel neste setor de atividade, sendo requisitad­o pelo seu profission­alismo e criativida­de, entre outros fatores de diferencia­ção.

Trabalhou ao lado de estilistas como Storytailo­rs, Dino Alves ou Filipe Faísca, tendo ainda desenvolvi­do projetos com várias agências de publicidad­e, como JW Thompson, Euro RSCG, Bates, BAR, RMAC, Partners, além, claro, da Moda Lisboa. «Sou muito influencia­do por mestres como

David Bailey, Richard Avedon, Helmut Newton, Irving Penn e Steven Meisel», diz Luís de Barros. E isso sente-se no seu trabalho, na forma como interage com o elemento humano e como retira de cada indivíduo as suas caracterís­ticas mais fortes — «Retratar pessoas é para mim muito mais do que um trabalho, é uma paixão de toda uma vida.»

O trabalho e a paixão de Luís de Barros podem ser seguidos ou descoberto­s em luisdebarr­os.com ou através da página de Instagram @luisdebarr­osphotogra­phy

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal