Volta ao Mundo

Raquel Belli SAUDADES DE TIMOR-LESTE

Fotógrafa, viajante e apaixonada pelo primeiro estado independen­te do século XXI. Este mês viajamos com Raquel Belli até ao outro lado do mundo.

-

Raquel Belli nasceu em 1982, é mãe, fotógrafa e artista visual. Esta portuguesa de raiz italiana, que nos últimos oito anos tem residido e trabalhado entre Portugal e Timor Leste, é a nossa convidada deste mês na Volta ao Mundo. E faz todo o sentido, não só pela sua atual carreira profission­al, mas também por já ter feito parte da equipa desta sua revista de viagens.

Raquel formou-se em Artes Plásticas, na ESAD - Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha, em 2006. Em 2008 concluiu o Curso Técnico de Fotografia da ETIC – Escola de Tecnologia­s Inovação e Criação (Lisboa), onde desenvolve­u e aprofundou a fotografia de cena. Colaborou e participou em várias exposições coletivas e individuai­s no decorrer dos seus estudos. Depois de estagiar e trabalhar durante alguns anos com a revista Volta Ao Mundo, a fotografia documental e de viagens ganhou importânci­a no seu percurso. De Portugal, Raquel Belli seguiu para Timor-Leste e foi lá que colaborou na criação da WAP (WomenArtPo­wer), que teve como objetivo, através do apoio à criação e divulgação de arte feita por mulheres, a capacitaçã­o feminina. Isto, diz Raquel, “numa sociedade que em grande parte ainda as vê como um ser pouco capaz e de subserviên­cia”. Ainda em Timor, publicou um livro de fotografia­s sobre o peculiar Natal do país, em colaboraçã­o com José Ramos-Horta e Xanana Gusmão (Aqui Onde O Sol, Logo Em Nascendo, Vê Primeiro, 2014). A fotografia que escolheu para esta edição da VM tem um ângulo muito pessoal, como nos explica: “Escolhi esta imagem porque tenho de facto uma relação de paixão com Timor. E agora, depois de ter regressado a Portugal há quase dois anos, pelas saudades.” O local é uma das baías à saída da capital, Díli. “Foi na maré baixa, em época seca”, diz-nos. “Uma paisagem que normalment­e é azul e verde nas fotos dos turistas, ganha estas cores e este encanto na época seca. Foi tirada da beira da estrada, com o carro parado e a janela aberta”, confessa.

Para ficar a conhecer ou saber mais sobre o trabalho de fotografia e artes visuais de Raquel Belli, visite o site oficial – raquelbell­i. com.

 ??  ?? SENSIBILID­ADE ISO
SENSIBILID­ADE ISO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal