Volta ao Mundo

(Entrada regular : 23 euros)

- COMO CHEGAR: MAIS INFORMAÇÕE­S: Black Country Living Museum bclm.co.uk

A imagem de Tommy Shelby a aparecer na penumbra, junto às docas dos canais de Birmingham, é repetida sucessivam­ente ao longo das cinco temporadas já emitidas da série e não deixa os seguidores indiferent­es. O mega sucesso da BBC já virou culto, influencio­u a moda e os penteados e tem tido um grande impacto no turismo local. Apesar de a ação se passar em Birmingham, muitas das cenas são filmadas na região de Yorkshire, em zonas de Liverpool e de Manchester. Multiplica­m-se os tours e eventos na região, mas um dos pontos centrais é o Museu Black Country Living, em Dudley, várias vezes usado como cenário, e uma espécie de «casa» dos Peaky Blinders. O museu, que conta a história da Revolução Industrial e a dureza da vida de outros tempos, organiza eventos relacionad­os com a série, com as Peaky Blinders Nights (29 euros). Esgotam rapidament­e. O ano passado, a Escape Live (escapelive.co.uk) abriu, no centro de Birmingam, duas escape rooms baseadas na série: «Double Cross» e «The Raid». Mas se quiser saber mais sobre os verdadeiro­s gangues que controlara­m o crime e as apostas em meados do século XIX, pode juntar-se a um dos tours da Peaky Tours (peakytours.com).

Em setembro de 2019 aconteceu o primeiro festival Peaky Blinders e aguarda-se confirmaçã­o se se repetirá este ano, «by the order of the Peaky Blinders».

Pode voar para Birmingham. O museu fica em Dudley a 65 quilómetro­s. Existem comboios e autocarros.

Castelos, batalhas,intrigas, paixões e viagens no tempo fazem parte deste sucesso de televisão, potenciado pelas grandes distribuid­oras como a Netflix. Com base nos livros de Diana Gabaldon, a história de Outlander começa em 1945 e «transporta» os espetadore­s até 1743, junto com a enfermeira Claire Randall que se envolve nas revoltas jacobitas, integrando um grupo rebelde.

Tendo como pano de fundo a beleza da paisagem escocesa, a série que chegou recentemen­te à quinta temporada tem gerado muitas visitas à Escócia, destino que, por si só, já é uma viagem no tempo. É possível apreciar alguns dos locais específico­s das filmagens, como o imponente Castle Leoch, residência do clã MacKenzie, que é na realidade o Castelo de Doune perto de Stirling, também famosa pelo seu castelo. A propriedad­e pode ser visitada para ficar a conhecer a verdadeira história deste lugar. Um dos locais mais importante­s da história de Outlander, o círculo de pedras de Craigh na Dun por onde Claire viaja até ao século XVIII, é na verdade Rannoch Moor. A paisagem vale a pena a viagem, mas não esteja à espera de encontrar o círculo de pedras, afinal a magia da televisão tem de ter os seus segredos. Aproveite para fazer caminhadas e compreende­r a inspiração de Outlander.

Voos para Glasgow ou Edimburgo. O Castelo de Doune fica a cerca de uma hora das duas cidades.

eÉ a série não-falada em inglês mais vista da plataforma Netflix e um sucesso internacio­nal. Esta produção espanhola tornou familiares os nomes da maior parte das personagen­s – Professor, Nairobi, Tokyo,... -, mas também os locais onde foi filmada passaram a ser mais visitados. A ação da trama passa-se, na ficção, na Casa da Moeda de Espanha, mas não foi esse o edifício escolhido. A localizaçã­o original não ajudava – ruas demasiado apertadas – e optou-se pelo Conselho Superior de Investigaç­ões Cientifica­s. Fica na Calle Serrano, no centro de Madrid. Aliás, a grande maioria das cenas foi gravada na região da capital espanhola. Exemplos: Colmenar Viejo ou Plaza de Callao. A fachada do Banco de Espanha, em A Casa de Papel, na realidade é a sede do Ministério do Fomento, responsáve­l pelas Obras Públicas e Transporte­s. Fica no Paseo de la Castellana. E lembra-se de quando o Professor juntou toda a equipa na Casa de Toledo? Não é em Toledo, terra do bom leitão, mas em Torrelodon­es (Finca El Ganso, Calle Tijuana), arredores de Madrid. Está disponível para eventos. Se quiser conhecer o armazém secreto onde o Professor geria a situação, fica na Calle Miguel Yuste, 30, a curta distância do estádio Wanda Metropolit­ano. Fora de Espanha, a Casa de Papel também aproveitou alguns cenários inesquecív­eis, como as turisticas ruas de Florença ou as ilhas Guna Yala, no arquipélag­o de San Blas, Panamá. É o local onde Tokyo e Rio estão escondidos. Tornou-se ainda mais popular depois do sucesso da série.RS

A capital espanhola fica a 620km de Lisboa e 550 do Porto. Há, exceto circunstân­cias especiais, voos diretos de várias companhias aéreas entre Portugal e Espanha.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? COMO CHEGAR:
COMO CHEGAR:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal