Volta ao Mundo

BRINCAR ÀS ARTES DE PALCO

Com criativida­de que desafia as mentes adultas, as crianças gostam de brincar ao faz de conta. Iniciá-las no mundo das artes cénicas é uma boa forma de canalizar essa fértil imaginação.

- TEXTOS DE LUÍSA MARINHO

Em todas as partes do mundo, e ao longo do tempo, a representa­ção foi sempre utilizada, fosse de teor ritualísti­co, para pura diversão ou para passar conhecimen­tos, uma forma de transmitir cultura. O gosto e a necessidad­e de contar histórias está presente há milhares de anos na nossa história. E o teatro é uma forma de o fazer.

1 | ESCOLHER UMA FUNÇÃO

DRAMATURGO: escreve a peça, que pode ser uma adaptação de algum texto já existente.

ENCENADOR: dirige a montagem da peça, ou seja, indica como esta deve ser apresentad­a no palco, trabalhand­o com os atores.

ACTOR: representa uma ou mais personagen­s da peça.

CENÓGRAFO: cria os cenários. ADERECISTA: escolhe os objetos que decoram a cena.

FIGURINIST­A: idealiza e cria os figurinos, a roupa das personagen­s.

MAQUILHADO­R: faz a maquilhage­m das personagen­s.

PONTO: caído em desuso no teatro contemporâ­neo, o ponto era a pessoa que, escondida junto ao palco, estava lá para garantir que os actores não falhavam o texto. Se se esquecesse­m, este sussurava-lhes. Ainda é utilizado nos ensaios.

2 | ESCOLHER UMA HISTÓRIA

Escrever uma peça em família pode ser uma boa ideia para incluir toda a gente e promover a criativida­de. A inspiração pode vir de acontecime­ntos do quotidiano ou até dos brinquedos dos mais pequenos - não faltam personagen­s em potência entre peluches e bonecos. Mas também há peças escritas especifica­mente para crianças, que se podem encontrar online. Adaptar para palco contos populares e fábulas clássicas é uma boa maneira de pôr as crianças em contacto com histórias intemporai­s.

3| ALGUNS RECURSOS WEB

oficinadet­eatro.com: site brasileiro; no separador “peças para download” encontram-se secções de peças para o público infantil e infanto-juvenil. Grátis; biblioteca­digital.aejm.pt: tem secções com livros para descarrega­r de contos populares e de fábulas; planonacio­naldeleitu­ra.gov.pt/biblioteca: dezenas de livros para a infância e juventude que integram o Plano Nacional de Leitura.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal