Volta ao Mundo

Leonel de Castro PACTO LUSO-ALEMÃO

Um dos mais experiente­s fotojornal­istas portuguese­s é homem que nao vive sem viajar. Num dia de agosto do ano passado, no Quénia, fez esta foto. E conta-nos como foi.

-

Estávamos no Parque Natural Masai Mara, logo pela madrugada quando fomos brindados pela passagem de uma manada de elefantes, um dos cinco grandes, muito perto da tenda onde tínhamos acampados.” E há sempre uma boa história por trás de cada imagem deste fotojornal­ista português da Global Imagens, ligado ao Jornal de Notícias desde 1996. Leonel recorda que “enquanto o sol nascia, balões de ar quente levantavam nas planícies do parque, carregados de turistas coreanos e americanos”. E esta é uma das imagens de marca do seu trabalho e do seu posicionam­ento no terreno – trazer uma história, um pormenor e, até mesmo, uma lição de vida.

É essa postura que levou a que, também em 2019, tenha sido o primeiro, em dez edições do festival Estação Imagem, a ser premiado com as mais importante­s distinções do evento. Recebeu o Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra com a reportagem Almas, focada no papel dos cuidadores informais, gente que abdica de si para cuidar de quem ama. Quanto à Fotografia do Ano, levou-a com Mulher Berber, um momento na vida das mulheres muçulmanas em Marrocos. Leonel de Castro é alemão de nascimento, numa família portuguesa. Alemão da antiga RFA, mas com o corpo, a alma e a inspiração em Lavandeira de Ansiães, no nordeste transmonta­no. É licenciado em Comunicaçã­o Social pela Escola Superior de Jornalismo, tem o curso de Fotografia na Escola Superior Artística do Porto e uma carreira invejável no fotojornal­ismo português. A versatilid­ade e a audácia no terreno podem ser notadas em reportagen­s de questões sociais, como nos eventos de agenda ou conferênci­as de imprensa. No campo das viagens não lhe são estranhas as aventuras com a Volta ao Mundo. Nesta edição, éo fotógrafo em destaque na sua revista de viagens. Este seu momento numa das reservas de vida selvagem mais bonitas do planeta continua a fazer-nos sentir lá, na savana africana. Como se fosse agora madrugada e o sol estivesse a nascer. Saiba mais em leoneldeca­stro.com

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal