Volta ao Mundo

AS PORTAS QUE AGOSTO ABRIU

- RICARDO SANTOS, EDITOR

Era em agosto que a vida se enchia de gente que falava outras línguas. Ou de portuguese­s com sotaques diferentes. O mês das festas, dos emigrantes que regressava­m, dos turistas, da praia, das noites quentes passadas na rua, entre correrias, namoricos e conversas. Agosto sempre foi o mês das férias. Era o tempo de ir à terra no Norte (para quem a tinha), de fazer uma quinzena no Algarve ou no Alentejo, de sair com o carro a abarrotar de sacos e de expetativa­s e de voltar sem vontade nenhuma de retomar o trabalho. Alguns hábitos até podem ter mudado, mas parece-me que o desânimo do regresso à rotina ainda se mantém para muito boa gente.

Era mais ou menos isto que se esperava de agosto. Até que veio 2020 e as prioridade­s e as liberdades se alteraram. Não é um agosto normal este que estamos a viver. Vou saltar a parte de todas as mudanças que acontecera­m nas nossas vidas – estamos demasiado cientes disso. Sim, temos os movimentos condiciona­dos e a sombra do contágio a pairar sobre os nossos planos, mas não podemos defraudar o mês das férias. Nem deixar de pensar no resto do mundo que está lá fora, à espera de uma visita, seja no último trimestre deste ano invulgar, seja ao longo de um 2021 que se merece mais calmo.

É com essa continuada vontade de evasão que, nesta edição da Volta ao Mundo, escolhemos as 30 melhores praias do planeta. Qualquer classifica­ção é injusta, por isso não as apresentam­os numa ordem de qualidade. Primeiro porque seria complicado escolher a melhor, por exemplo, entre as praias de Palawan (Filipinas) ou as das Caraíbas. Em segundo porque é de uma injustiça extrema. As 30 que vos mostramos este mês são as que mais nos surpreende­ram ao longo dos anos. Faça a viagem connosco e diga-nos: quantas conhece? Quantas tem vontade de visitar?

Para não perdermos o hábito da aventura, nesta edição temos o autor e homem da rádio Gonçalo Câmara a contar-nos a viagem que fez pela Rota da Seda com três amigos. Um elogio à Ásia Central que combina bem com o eterno desejo de conhecimen­to que é o jogo World Geography, disponível para telemóvel. Fomos conhecer quem, como eu, já se rendeu a este desafio diário sobre o mundo. E porque agosto é, e será sempre, mês de praia e de diversão, espreitamo­s São Tomé e Príncipe e como o surf está a crescer por lá.

Físicas ou mentais, boas viagens é o que precisamos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal