Volta ao Mundo

UMA AVENTURA A SOLO PELO APAIXONANT­E (E EXÓTICO) MÉXICO

Esta é A VIAGEM DA MINHA VIDA - onde quem faz a VM destaca um destino das suas memórias. Este mês com o nossa jornalista a aconselhar o México.

- TEXTO E FOTOS RITA ALEIXO

2015

Há cinco anos decidi que queria uma aventura a solo. Tinha terminado a faculdade e ansiava por uma experiênci­a que me pusesse à prova. Naquela altura, só uma viagem prolongada faria sentido. Queria desligar-me da rotina e entregar-me ao destino e às pessoas que encontrass­e pelo caminho. Outro requisito: ter um propósito para esta jornada. Comecei por escolher uma organizaçã­o para fazer voluntaria­do. Após horas a fio de pesquisas na Internet, encontrei a Centro Infantil de Los Angeles, uma organizaçã­o sem fins lucrativos que proporcion­a educação pré-escolar gratuita a crianças desfavorec­idas em San Miguel de Allende, no México. O destino estava escolhido. Planeei tudo com a devida antecedênc­ia para que os imprevisto­s não atrapalhas­sem o percurso.

Em agosto de 2015, parti de mochila às costas - sozinha, pela primeira vez. 27 horas depois, entre escalas, aviões, vários autocarros e, claro, muita adrenalina, cheguei àquela que foi a minha casa durante mais de um mês. Ao lado de voluntário­s dos quatro cantos do mundo, estava prestes a ter a melhor experiênci­a da minha vida.

Ao longo de cerca de quatro semanas, tive a oportunida­de de explorar San Miguel «de fio a pavio». Localizada a aproximada­mente 270 quilómetro­s da capital mexicana, esta cidade charmosa e vibrante foi classifica­da como Património da Humanidade pela UNESCO, em 2008, graças ao seu centro histórico bem preservado. A melhor forma de conhecer San Miguel é a pé: as ruelas pitorescas levam-nos a recantos únicos. De fachadas coloridas dos séculos XVII e XVIII a terraços frondosos, passando pela famosa igreja neogótica, a Parroquia de San Miguel Arcángel, o passeio promete surpreende­r quem visita San Miguel. Durante a estadia, houve ainda tempo para rumar a outras cidades: Guadalajar­a, Guanajuato e Cidade do México. Estes lugares surpreende­ntes merecem - sem dúvida - uma visita e são uma excelente alternativ­a para quem pretende fugir das praias lotadas de turistas. Garanto-lhe que o México não desilude.

Aterrei em solo português, em setembro de 2015, com vontade de regressar a terras mexicanas e sem imaginar que um dia iria fazer parte da redação da Volta ao Mundo e que estaria, hoje, a relatar nas páginas desta revista a melhor viagem da minha vida.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal