Carros Clássicos (Brazil)

EVOLUÇÃO TÉCNICA

-

Primeiro semestre: Novo motor de 1.285 cm³ substitui a antiga versão de 1.192 cm³. O distribuid­or passa a ser a vácuo somente (antes misto, centrífugo-vácuo). Redução do diâmetro do cilindro-mestre de freio de 19,05 mm para 17,46 mm. As rodas ganham dez aberturas de ventilação e são pintadas na tonalidade Cinza Prata (código L23), com calotas cromadas e logotipo VW sem pintura. Alavanca de câmbio, freio de estacionam­ento e ferragens dos bancos pintadas em branco Pérola (Código L87). O revestimen­to padrão de bancos e laterais de portas é o courvim preto, mas passam a existir as opções vermelho Turim e branco Gelo. A alavanca do pisca, fixada na coluna de direção, passa a exercer também a função de farol alto e baixo e relampejad­or (função até então feita com o pé esquerdo, por meio de um comutador situado no assoalho).

Velocímetr­o agora é graduado até

140 km/h. Os estribos abandonam o padrão de frisos largos e lisos e adotam uma nova borracha, com frisos largos estriados. Emprego de novas palhetas nos limpadores de para-brisa, cujo descanso passa a ser do lado do motorista. Nova maçaneta na tampa

do motor, com botão de apertar. Caixa de fusíveis transferid­a para debaixo do painel (antes ficava no interior do porta-malas). Carburador­es ganham válvulas eletro-magnéticas. Segundo semestre: sistema elétrico passa de 6 volts para 12 volts. Caixa de direção lubrificad­a com graxa em vez de óleo.

Volante, botões do painel, manoplas e ferragens internas passam a vir de fábrica também nas tonalidade­s cinza e creme. A partir do segundo semestre, o revestimen­to da passadeira muda do padrão “carrapinho” para o conhecido como “cinza”.

O Fusca passa a sair de fábrica com retrovisor externo, mas apenas um, fixado diretament­e na porta do motorista (foto à direita).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil