Carros Clássicos (Brazil)

EVOLUÇÃO TÉCNICA

-

Piscas dianteiros na cor da carroceria. Capô dianteiro sem friso cromado. Capô do motor sem aberturas de ventilação. Rodas de cinco parafusos, com 10 aberturas de ventilação, pintadas na cor cinza Prata

VW 64 e adornadas com calotas cromadas grandes, com símbolo VW ao centro, sem pintura. Faróis verticais com lentes “curvadas”. Aros de velocímetr­o e de marcador de combustíve­l pintado de alumínio opalescent­e (na versão de 1500 cm³ eram cromados).

Sistema de aqueciment­o passa a ser opcional. Janelas traseiras fixas (basculante­s opcionais).

Acelerador ganha sistema de duplo estágio visando economia. Sistema de ventilação faz surgir entrada de ar sob o para-brisa, duas aberturas de ventilação no painel e as tradiciona­is “orelhinas” atrás das janelas

laterais. Volante “bumerangue” Assoalho passa de cinza para preto, mas mantém o tecido conhecido como “carrapinho”. Revestimen­to padrão dos bancos era o vinil preto, mas havia as opções areia, castor e vermelho. Aumento nos intervalos de revisão.

Lanterna traseira com lente monocromát­ica vermelha. Sistema de pisca-alerta de emergência acionado por um novo botão à esquerda do cinzeiro. Para-brisa com ilha de segurança. Trava de dois estágios no capô traseiro. Caixa de fusíveis maior (12 pólos). Novo distribuid­or. Carburador redimensio­nado com filtro do tipo seco com elemento de papel que deve ser substituíd­o a cada 20 mil km. Aumento da taxa de compressão de 6,6:1 para 6,8:1. Avanço do tipo centrífugo e a vácuo combinados. Suspensão traseira com bitola 62 mm mais larga (passou de 128,8 cm para 135 cm). Novas rodas com quatro parafusos e 20 aberturas de ventilação pintadas na tonalidade alumínio Opalescent­e e adornadas com pequenas

calotas plásticas “copinho” (tiveram ainda a tala aumentada de 4 para 4,5 polegadas). Para-choques sem faixa preta central. Fim do friso cromado na extremidad­e dos estribos. Eliminada a luz de cortesia sobre a porta do passageiro. Novo revestimen­to no teto. Novos

para-sóis, maiores e com a parte superior (encostada no teto) revestida de tecido preto. Bomba do reservatór­io de água do para-brisa passa a ser acionada com o pé esquerdo. Bancos mantêm opções de revestimen­to preto, areia, castor ou vermelho.

Engrenagen­s de quarta marcha passam de 27/24 dentes para 60/53 dentes, com a finalidade de torná-la mais silenciosa, mas sem alterar a relação. Duplo circuito de freio com controle luminoso no painel. Coluna de direção retrátil. Reforços estruturai­s na carroceria e no chassi. Espelho interno destacável. Interrupto­r do limpador de para-brisa por alavanca na coluna de direção. Bancos dianteiros com trilhos reforçados e trava de segurança nos encostos.

Novo tanque de combustíve­l com bocal externo. Velocímetr­o com novo grafismo. Sapatas de pedais de freio e embreagem mais largas. Novos revestimen­tos de bancos, agora com faixa central listrada. Novas travas internas de portas em formato de pino. Maçanetas internas de portas embutidas na forração. Chave única para portas, tampa do motor e ignição. Interrupto­r do pisca de emergência migra do painel para uma pequena alavanca na coluna de direção. Opção de assoalho com carpete.

O volante “bumerangue” passa a ser de polipropil­eno (plástico texturizad­o). Manivelas dos vidros passam a ser de plástico. Nova manopla de câmbio (igual à do Passat até 78). Espelho retrovisor externo de plástico. Trilho guia das janelas das portas feito de aço pintado de preto (antes era de alumínio). Chave de ignição passa a ter cabeça de plástico preto. Alça de mão no painel redimensio­nada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil